12 dicas para uma imagem digital de sucesso
Num mundo cada vez mais virtual, é fundamental ter uma boa imagem nas redes sociais, que transmita profissionalismo e que seja coerente com o sector na qual a nossa empresa se insere e com a função que desempenhamos.
Por Alexandra Lopes, consultora de Imagem Pessoal e Empresarial
Assim, o que devemos ter em atenção para projectarmos uma imagem de sucesso nas principais redes sociais.
1. Atenção ao conteúdo das publicações nas redes sociais
Nas redes sociais, como em qualquer outro lugar, nem todos os seus amigos, seguidores ou conexões são bem-intencionados.
2. O diabo mora nos detalhes
Antes de realizar uma publicação, pense se não está a exagerar nos detalhes e não se compromete de alguma forma.
3. Imagem coerente
Não há qualquer problema em publicar pontualmente uma fotografia a beber uma cerveja no fim de semana. No entanto, se exagerar na frequência deste tipo de fotografias, poderá transmitir uma imagem de pouca seriedade.
4. Erros gramaticais
Reveja sempre o que escreveu antes de publicar. Erros gramaticais podem arruinar a nossa reputação profissional.
5. Privacidade dos perfis
Tenha em atenção a privacidade dos seus perfis nas redes sociais, assim como das suas publicações, de forma a não prejudicar a sua imagem.
6. Nunca critique a sua empresa
Se criticar de forma negativa a empresa na qual trabalha ou trabalhou, um eventual recrutador que veja o seu perfil irá levar isso em consideração e poderá arruinar a possibilidade de um novo desafio profissional.
7. Seja cordial
Seja educado em qualquer situação. Ninguém quer relacionar-se com uma pessoa que demonstra falta de respeito nas suas relações.
8. Cada galo no seu poleiro
Cada rede social tem um perfil específico que deve ser tido em conta. Não é de todo adequado publicar um convite para o seu aniversário no LinkedIn ou compartilhar o seu Curriculum Vitae no Facebook.
9. Publique com moderação
Crie uma rotina para as suas publicações e uma frequência aceitável para se expor online (fora do horário de trabalho).
10. As redes sociais não são psicólogos
Desabafar, falar mal das chefias ou dos clientes, reclamar do salário… nada disso é positivo para a sua imagem pessoal.
11. Use as suas redes sociais para compartilhar conhecimento
As pessoas gostam de saber como está a vida do amigo, da família, do colega…, mas também gostam (e querem) ter acesso à informação de qualidade através das redes sociais. Se publicar conteúdos com algum conhecimento útil, os seus contactos profissionais irão valorizar.
12. Cuidado com as fotografias de perfil que escolhe
Opte por uma fotografia que seja coerente com a imagem que pretende transmitir aos outros.
Veja também estas notícias.