153 mil empregos destruídos em 2013

153 mil empregos destruídos em 2013O Banco de Portugal prevê que a economia portuguesa destrua 3,3% dos postos de trabalho durante este ano até conseguir atingir uma “relativa estabilidade” em 2014.

O Boletim Económico do Banco de Portugal (BdP) estima que o emprego em Portugal caia 3,3% este ano. São cerca de 153 mil empregos destruídos num ano em que Portugal irá viver o terceiro ano consecutivo de recessão.

No ano passado, a economia recuou 3,2% e foram destruídos 203 mil empregos. O BdP não faz previsões para a taxa de desemprego mas o Governo admitiu recentemente que pode chegar a 19% no final deste ano depois de ter terminado 2012 em 16,9%.

Segundo a instituição, a destruição de emprego este ano estende-se aos sectores privado e público “em linha com a evolução esperada para a actividade económica e as hipóteses relativas às variáveis de finanças públicas”.

No próximo ano, o Banco de Portugal antecipa “uma recuperação gradual do emprego no sector privado” e ainda “uma queda menos expressiva no sector público”.

 

Ler Mais