4.ª edição do “Índice da Excelência” já arrancou
Já estão abertas as inscrições para a quarta edição do estudo de clima organizacional “Índice da Excelência”, promovido pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal e o INDEG-ISCTE. A nova edição contempla melhorias ajustadas à realidade e necessidades do mercado.
A participação no estudo permite um melhor entendimento do nível de satisfação dos colaboradores, comparação com benchmark e boas práticas de mercado para facilitar a identificação de áreas de actuação e a implementação de processos eficazes de gestão.
A iniciativa pretende, também, contribuir para alertar o tecido empresarial português para a importância das temáticas relacionadas com a gestão estratégica do activo humano, possibilitando identificar e avaliar este factor e ver este esforço reconhecido publicamente.
«Esta nova edição 2019 contempla melhorias e actualizações tanto no âmbito das questões abordadas como na respectiva apresentação e análise inseridas na lógica de melhoria contínua e de ajustamento à realidade e necessidades do mercado e do tecido económico», explica Gonçalo de Salis Amaral, partner da Neves de Almeida | HR Consulting.
«A constante e contínua melhoria mantém o objectivo inicial do estudo: disponibilizar uma avaliação da dimensão complexa do capital humano em contexto organizacional e compreender a relevância para uma estratégia global. O Factor X que identificamos difere de organização para organização, exigindo um processo de conhecimento e avaliação que se revela fundamental para perceber qual a mais-valia diferenciadora em cada organização e como a utilizar para potenciar a relação com os seus colaboradores», acrescenta o responsável.
As conclusões obtidas possibilitam «determinar quais as empresas que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como entidades de excelência em Portugal, mas igualmente dar a cada empresa participante a oportunidade de obter informação relevante para a identificação de áreas fortes e de melhoria na gestão do seu activo humano e os seus principais factores de retenção», destaca-se.
O Índice da Excelência vai premiar organizações em categorias globais de dimensão, definidas por número de colaboradores, entre Grandes Empresas (mais de 251 colaboradores), Médias Empresas (entre 51 e 250) e Pequenas Empresas (entre 11 e 50). Vão igualmente ser premiadas organizações por sector macro de actividade, num total de nove áreas identificadas: Banca, Seguros e Serviços Financeiros; Construção, Infraestruturas, Transportes e Logística; Consultoria e Serviços Profissionais; Hotelaria, Turismo, Desporto e Ensino; Indústria; Retalho e Comércio; Saúde e Farmacêutica; Setor Público; Tecnologia, Media e Telecomunicações.
A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.