48 jovens vão ser “CEO por um mês” na Adecco

O Grupo Adecco, especialista em soluções de Recursos Humanos, já seleccionou os 48 jovens que vão participar no programa “CEO por um mês” deste ano. Em Portugal, foi seleccionado o jovem Bernardo Marçal, licenciado em Gestão Industrial e Logística.

 

Os jovens foram escolhidos de entre as 120 mil candidaturas que foram recepcionadas a nível mundial para o programa de 2017. Os 48 candidatos seleccionados irão trabalhar lado a lado com os directores gerais do Grupo Adecco nos seus países de origem, aprendendo com a função e ganhando uma perspectiva privilegiada no que se refere à gestão de uma organização global, com diversos níveis de complexidade associados, vivendo de perto uma experiência de liderança única, aumentando as suas perspectivas de carreira e empregabilidade.

Ambição, iniciativa, mentes curiosas e paixão são características que estão entre os pontos fortes da selecção de candidatos deste ano, provando que partilham do propósito e valores do Grupo. A diversidade encontra-se também representada, tendo sido seleccionados 25 jovens homens e 23 jovens mulheres, que terão agora a oportunidade de testar as suas competências, perceber quais os seus pontos fortes e aspirações e aumentar a sua perspectiva de empregabilidade.

Os candidatos vêm dos mais variados países como Brasil, China, Norte da Europa e Turquia.

O eleito a nível nacional, Bernardo Marçal, terá agora a oportunidade de passar um mês com Carla Rebelo, directora-geral da Adecco Portugal, podendo partilhar com a responsável os mais diversos assuntos inerentes à gestão da empresa.

O programa “CEO por um mês” foi criado para dar aos jovens oportunidade de terem uma exposição ímpar a uma experiência de gestão de topo, de forma a dar resposta  a uma das principais barreiras à entrada no mercado de trabalho: a falta de experiência.

Sendo a sombra dos directores-gerais do Grupo Adecco nos seus países, os aprendizes de CEO juntam-se a operações internas, bem como reuniões com clientes, instituições nacionais e internacionais. Aprendem sobre a indústria de soluções aplicadas à força de trabalho e lidam com temas tão abrangentes como a gestão do capital humano ao desenvolvimento do talento e liderança, tendo ainda acesso a uma estratégia corporativa e à definição de acções concertadas para enfrentar os actuais desafios do mercado de trabalho.

Os participantes de cada país terão também a oportunidade de serem seleccionados para o programa ‘CEO por um mês Global’, tendo a possibilidade de, pelo menos uma vez na vida, trabalhar lado a lado de Alain Dehaze, o CEO Global do Grupo Adecco.

Com o início desta dinâmica há cerca de quatro anos, mais de 140 candidatos bem-sucedidos juntaram-se à rede “CEO por um mês” do Grupo Adecco. Implementado com o objectivo inicial de ajudar os jovens a aumentar a sua empregabilidade, o programa tornou-se também num excelente processo de localização de talento, não só para o Grupo, como para os seus clientes, com muitos candidatos a juntarem-se à empresa e a receberem outras oportunidades profissionais.

Alain Dehaze, CEO do Grupo Adecco, deixa três conselhos para os jovens deste ano: «Serem autênticos; ouvirem e aprenderem com todos os que conhecerem – todos os grandes líderes sabem muito bem ouvir; e finalmente, viver verdadeiramente o nosso propósito e valores. Tenho a certeza que o desempenho e o sucesso irão vir através da aprendizagem e experiência.»

A ‘CEO por um mês’ do Grupo Adecco 2016, Camille Clément, partilha a sua experiêmcia: «Tive a oportunidade de trabalhar com Alain Dehaze durante um mês, viajando por quatro continentes e acumulando mais de 83 horas de voo. Interagi com quarto Ministros do Trabalho e até contribuí com ideias e pensamentos sobre o emprego jovem na Casa Branca durante o evento Anual Global Apprenticeship Network. Foi a experiência de vida mais desafiadora e life changing que tive até ao momento.» A jovem gere agora um projecto da Adecco França para a integração dos refugiados no mercado de trabalho.

O programa ‘CEO por um mês’ é parte do Way to WorkTM, um programa do Grupo lançado em 2013 para dar aos jovens oportunidades, permitindo-lhes conhecer o poder do trabalho. O Way to WorkTM da Adecco oferece também estágios (mais de 10 500 entre 2015 e 2017), orientação profissional e formação. Com o objectivo de combater o desemprego juvenil e os desajustes ao nível de talento, o Grupo Adecco também trabalha com parceiros públicos e provados como a Nestlé Alliance for Youth e a Global Apprenticeship Network.

Saiba mais sobre os 48 ‘CEOs por Um Mês’ 2017 em https://www.adeccowaytowork.com/en/  e veja o vídeo.

 

Veja também estas notícias.

Ler Mais