63% dos portugueses não têm férias da páscoa

Um em cada três portugueses vai optar por não fazer férias na Páscoa. Um quinto dos que optam por não fazer férias justificam a decisão com crise económica. Dos que gozam férias, 80% fica em Portugal.

De acordo com um inquérito realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) na sua página oficial do Facebook, 67% dos inquiridos não vai gozar férias durante o período de Páscoa, sendo que 12%justifica a decisão com questões financeiras, desemprego e precariedade laboral. Por sua vez, a maioria (55%), refere que não vai fazer uma pausa na Páscoa pelo facto de, tradicionalmente, não gozar férias neste período do ano.

Dos 33% que tencionam fazer férias no período da Páscoa, 81%opta por permanecer em Portugal. Apenas um em cada cinco turistas viajará para o estrangeiro.

No total, 294 utilizadores responderam se tencionam ou não fazer férias fora do local de residência durante a Páscoa, indicando o motivo da decisão. Este inquérito sobre a “Intenção de férias no período da Páscoa de 2012” foi realizado entre os dias 16 e 25 de Março.

Com mais de 1.600 fãs e quase cinco mil visualizações, a página do Facebook do IPDT é acedida por utilizadores de diferentes cidades do país, como Porto, Lisboa, Aveiro, Braga, Coimbra ou Funchal. O perfil de utilizadores da página mostra que 51 por cento são mulheres e que a maioria tem idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos.