75% das secretárias de cargos executivos têm formação

A Page Personnel, empresa do Grupo Michael Page Portugal, especializada em recrutamento e selecção de posições intermédias e funções técnicas de suporte, concluiu que 75% das secretárias têm formação específica em secretariado, existindo já cursos especializados nesta área.

Fotografia de David Castillo Dominici

De acordo com o levantamento de informação da Page Personnel, o mercado de trabalho exige um nível de formação cada vez mais elevado às secretárias de quadros superiores. Em Portugal, 55% têm licenciatura em Assessoria de Direcção, que foi recentemente alterada para licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, ou em Línguas e Literatura com diversas variantes em termos de idiomas. A mesma percentagem tem estudos específicos em secretariado. Das restantes, 20% correspondem a candidatas com cursos e formações profissionais específicas de Secretariado mas que não equivalem a uma formação Superior e apenas 25% tem habilitações ao nível do 12º ano.

Sílvia Nunes, executive manager da Page Personnel afirma que as secretárias são «essenciais em qualquer empresa e transversais a qualquer sector, os profissionais de hoje deixaram para trás tarefas de apenas levar o café ou atender telefonemas e passaram a exercer um papel mais empreendedor nas empresas. São profissionais bem sucedidos e plenamente realizados nas suas tarefas diárias, que compreendem a Assessoria a altos cargos de administração e direcção em funções estratégicas e de planeamento. Actuam como facilitadores por forma a oferecer uma melhoria na qualidade dos processos de forma inovadora e proactiva”.