90% das empresas pretende aumentar salários em 2020

Em Portugal, 92,4% das empresas espera aumentar os salários dos seus colaboradores no próximo ano. A subida deverá ser na ordem dos 2%, ligeiramente abaixo dos 2,3% previstos para este ano. A conclusão é de um inquérito realizado pela Korn Ferry junto de 400 companhias nacionais.

 

Apesar de o aumento médio antecipado ser de 2%, em alguns sectores poderá verificar-se um salto superior. No caso das Tecnologias de Informação, o aumento salarial poderá chegar aos 4%, de acordo com o mesmo inquérito, “Workforce+Pay 2020”, reportado pelo jornal Expresso.

«A forte aposta das empresas no sector das Tecnologias de Informação tem feito com que o sector seja um dos mais dinâmicos, atraindo para o País empresas como a Google, Amazon e Mercedes.io», sublinha Miguel Albuquerque, porta-voz da consultora Korn Ferry em Portugal e responsável pela área de estudos salariais. Segundo o mesmo responsável, as funções técnicas poderão esperar aumentos a rondar os 3,42% ao passo que os cargos executivos poderão ver os ordenados crescer 4%.

Além das Tecnologias de Informação, também os Serviços Partilhados, por exemplo, deverão registar aumentos salariais superiores à média. A instalação de novas empresas em regiões como Braga, Aveiro, Castelo Branco, Lisboa e Porto conjugada com a competição por profissionais com formação técnica e conhecimento de idiomas levará a aumentos de 2,63%.

A tendência é partilhada pelos sectores da Indústria e Retalho, com os maiores aumentos previstos nas funções executivas e nas funções operativas, respectivamente.

Fonte: Executive Digest

Ler Mais