CERTIEL: acidentes com origem eléctrica
Segundo estudo da Associação Certificadora de Instalações Eléctricas (CERTIEL), durante o ano de 2011, concluiu que ocorreram 123 acidentes relacionados com origem eléctrica, dos quais 103 foram causadores de incêndio. Dos incidentes registados resultaram 20 mortos, incluíndo duas crianças, 47 feridos, dos quais 12 com queimaduras graves, e 138 desalojados.
O objectivo do estudo é consciencializar a opinião pública. Este estudo resulta da análise do registo dos acidentes de origem eléctrica noticiados na imprensa online durante o ano passado – recolha nunca antes feita.
Carlos Botelho, director-geral da CERTIEL, explica a causa do elevado número de acidentes eléctricos em 2011 com a não obrigação de fiscalização, após a entrada em vigor da instalação eléctrica, o que pode levar a que «uma instalação eléctrica funcione durante 20, 30, 40 anos ou mais sem qualquer tipo de intervenção, sendo que, com os anos e com o uso, esta se vai degradando, representando um risco real para os seus utilizadores, especialmente quando envolve crianças». «Este é um cenário preocupante mas também revelador, uma vez que se estima existirem em Portugal cerca de 3,9 milhões de habitações cujas instalações eléctricas são antigas, e que previsivelmente estarão degradadas», alerta ainda.
«A inovação exige-nos instalações eléctricas capazes e de qualidade», remata o director-geral.
Mais informações sobre o estudo.