Gestores portugueses pessimistas com as perspectivas de mercado

Os gestores portugueses estão pessimistas com as perspectivas de mercado da economia europeia, nos próximos dois anos. No estudo CEO Survey 2012, desenvolvido pela Staton Chase, 63% dos inquiridos revela-se muito pessimista, com apenas 14% a revelar-se optimista.

A maior integração política, económica e fiscal (em 63% das respostas), a emissão de obrigações europeias (40%) e a maior eficácia na atracção de investimento estrangeiro, extra-europeu (59%) são os factores apontados para superar a crise.

O sentimento também não é o mais favorável quanto à evolução da economia portuguesa nos próximos 2 anos:

– 39% dos inquiridos aposta numa retracção forte

-10% revela optimismo e acredita num crescimento moderado

Quanto aos factores que estão a influenciar a vida das empresas no mercado Português, são apontados três: a falta de orientação estratégica consistente do País (62%), a justiça lenta e ineficaz (61%) e as políticas fiscais desadequadas às necessidades das empresas (39%).

«Pelo diagnóstico que fazem da evolução dos mercados português e europeu, parte da solução estará seguramente na exportação de produtos e serviços para mercados emergentes, com taxas de crescimento mais apelativas», afirma José Bancaleiro, managing partner da Stanton Chase, tendo em conta os resultados do estudo.

Mais conclusões do CEO Survey 2012:

Sectores, em Portugal, que aumentaram a sua capacidade competitiva face ao estrangeiro, nos últimos três anos:

– Tecnologias de informação (69%)

– Turismo/ hotelaria (51%)

– Telecomunicações (45%)

– Ciências de vida e cuidados de saúde (30%)

Tipo de estratégia de negócio assumida pelas respectivas empresas em 2011:

– Reestruturação/ downsizing (28%),

– Diversificação (26%),

– Internacionalização (26%)

– Manutenção (27%)

– Crescimento (22%)

A Stanton Chase International, empresa nas áreas do Executive Search & Talent Management, iniciou este ano em Portugal o projecto CEO Survey, um trabalho já com tradição em muitos países em que a empresa está implantada.

Neste questionário, quadros que lideram empresas nacionais e internacionais presentes no nosso País (CEO´s, Directores-Gerais, Country Managers), foram convidados a manifestar a sua opinião sobre o contexto nacional e europeu, sobre os desafios da gestão e do mercado de trabalho e sobre as suas preocupações enquanto profissionais, numa perspectiva corporativa mas também pessoal.

As percentagens apresentadas ultrapassam os 100%, porque aos inquiridos foi dada a possibilidade de escolherem até 3 hipóteses por pergunta.

Notícias relacionadas:

Staton Chase Portugal lança CEO Survey 2012

Ler Mais