As vantagens de falhar

No mundo dos negócios, a palavra falhanço é uma das mais temidas. No entanto, falhar pode ser sinónimo de crescimento, defende Marc Uible, associado da Avondale, ouvido pela revista norte-americana de empreendedorismo Inc.

Para Marc Uible, falhar decorre da capacidade de correr riscos – uma atitude necessária para quem é empreendedor. E sugere, por isso, três formas de ultrapassar o falhanço:

– Falhar com rapidez: a inovação faz parte do negócio, mas vem com risco associado. Por isso, a opção deve passar por testar os novos produtos o mais depressa possível, para saber, quanto antes, se o público pretende essa inovação ou não

– Ensinar a equipa a lidar com as falhas: se não se ensinar as equipas a ter pensamento crítico e experimentar ideias novas, o resultado será a estagnação, o que pode ser fatal no empreendedorismo. A mensagem a passar deve ser que o risco e as falhas são aceites, desde que, deles, se retire aprendizagem para o futuro

– Descobrir os pontos fracos e fortes: ao falhar na oferta de um produto, a empresa fica a saber o que o mercado não quer. Essa informação pode ser preciosa para a oferta de novos produtos e a estratégia de crescimento de uma empresa.