Como lidar com a geração Y
A geração Y, formada na era da internet, é a camada mais jovem presente no mercado de trabalho. São conhecidos por serem experimentalistas e não quererem um emprego para a vida.
Estas características são um desafio para as empresas, porque é mais difícil reter o talento e perceber as motivações que levam a geração Y a manter-se numa empresa.
Para o site norte-americano YouTern, há três características que as empresas devem ter em conta:
– Ser transparente: dar ordens sem explicar porquê ou omitir detalhes relevantes desmotiva os membros da geração Y que gostam de estar informados e questionar porquê. Por outro lado, se se sentirem parte do processo de decisão vão estar mais envolvidos na tarefa
– Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: os colaboradores da geração Y prezam a sua vida privada e os seus momentos de lazer, por isso não estão disponíveis para trabalhar horas sem fim, como acontecia em gerações anteriores. E, para além disso, só se envolvem com um trabalho se este se enquadra no seu projecto de vida e não o contrário
– Querer tudo “agora”: a geração Y lida mal com a burocracia e com processos de decisão lentos nas organizações. A acrescentar a isto, querem progredir na carreira mais depressa do que as organizações, muitas das vezes, estão preparadas para possibilitar.