IBM CEO Study: cultura da colaboração ganha espaço
Estudo da IBM, que inquiriu presencialmente mais de 1.700 CEOs de 64 países e 18 setores de mercado, revela que a actuação dos líderes das empresas está a mudar no sentido de um modelo mais flexível, adicionando grande abertura, transparência e poder aos colaboradores, contrariando o tradicional “comando e controlo”.
As vantagens desta nova tendência são claras. Segundo o estudo CEO da IBM, as empresas que superam a concorrência revelam 30% mais abertura, muitas vezes caracterizada por uma maior utilização das plataformas sociais como um factor-chave de colaboração e inovação e tomam-na como uma influência fundamental na corporação.
De modo a criar ligações mais estreitas com os clientes, parceiros e com a nova geração de colaboradores, os CEOs estão a mudar a forma como comunicam com eles, deixando o e-mail e o telefone como veículos de comunicação primária, para dar um uso maior às plataformas sociais que potenciam um contacto mais directo. Hoje, apenas 16% dos CEOs inquiridos usam as plataformas sociais de negócio para interagir com as pessoas, mas este número atingirá rapidamente os 57% nos próximos três a cinco anos.
O estudo da IBM conclui também que a tecnologia é vista como uma ferramenta poderosa para reformular estruturas organizacionais. Mais de metade dos CEOs (53%) estão a planear usar a tecnologia para facilitar as parcerias e a colaboração com organizações externas, enquanto 52% optam pela promoção de uma melhor colaboração interna.
“Uma das descobertas mais interessantes é perceber que os CEOs estão sintonizados nas implicações e impactos das plataformas sociais, refere Bridget van Kralingen, vice-presidente da IBM Global Business Services.