Lisboa é a 58.ª melhor cidade para abrir negócio
Lisboa é a 58.ª melhor cidade do mundo para recrutar, contratar e deslocar colaboradores, numa lista de 131 cidades liderada por Nova Iorque, segundo o estudo People Risk Index 2012, da consultora de recursos humanos Aon Hewitt.
O estudo, a que a agência Lusa teve acesso e que será lançado a nível mundial, avalia os riscos que as empresas correm com o recrutamento, emprego e deslocalização de funcionários em 131 cidades do mundo, considerando factores como a demografia, o acesso à educação, o desenvolvimento de capacidades, as práticas de emprego e a legislação dos respectivos países.
“Pese a descida de oito lugares no People Risk Index e a conjuntura económica que actualmente se verifica em Portugal, com as empresas e as famílias a debaterem-se com dificuldades e o desemprego a atingir índices muito elevados, Lisboa continua a ser uma cidade favorável para o estabelecimento de negócios”, indica o responsável da Aon Hewitt Portugal, Rui Silva, em documento enviado à Lusa.
Devido aos “baixos índices de violência, estabilidade política, boas infraestruturas ao nível de parques empresariais e um sistema educativo capaz de acompanhar a demanda de quadros técnicos qualificados, Lisboa está a par de cidades como Milão e acima de cidades europeias como Roma, Atenas ou Budapeste, entre outras grandes cidades mundiais como Buenos Aires, São Paulo ou Joanesburgo”.
No topo do ranking das cidades com menores riscos do mundo encontram-se, a seguir a Nova Iorque, Toronto, Singapura, Montreal e Londres.
As menos desejáveis são Lagos (Nigéria), Adis Abeba (Etiópia), Bagdad (Iraque), Saná (Iémen) e Damasco (Síria).