Yves Rocher vai premiar projectos sustentáveis assinados por mulheres
Já estão abertas as candidaturas para a 11.ª edição do Prémio Terre de Femmes, uma iniciativa promovida pela Fundação Yves Rocher, que todos os anos distingue mulheres com projectos na área do ambiente e que, este ano, vai eleger três ideias já implementadas e doar 18 mil euros às vencedoras.
As candidatas, têm de ter idade igual ou superior a 18 anos e um projecto ecoempreendedor já implementado. Para a primeira classificada, a Fundação Yves Rocher tem um prémio de dez mil euros, para o segundo lugar, cinco mil euros e a terceira mulher a ser distinguida terá direito a três mil euros para impulsionar o seu projecto.
A primeira classificada estará também habilitada ao Grande Prémio Internacional do Terre de Femmes, juntamente com mulheres de países, como Alemanha, Espanha, França, Itália, Marrocos, México, Rússia, Suíça, Turquia e Ucrânia, Áustria, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Somando ambos os prémios, a vencedora poderá receber um apoio de 20 mil euros.
«Esta distinção tem como objectivo reforçar a liderança e contribuir para a autonomização das mulheres, dando visibilidade e apoiando projectos de ecoempreendedoras que trabalham todos os dias para uma pegada cada vez mais positiva», refere Ana Ribeiro, porta-voz da Fundação Yves Rocher em Portugal.
Todas as candidaturas enviadas serão analisadas por um júri composto por personalidades ligadas a instituições como a Secretaria de Estado do Ambiente, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa ou organizações ambientais.
O período de candidaturas termina a 30 de Setembro, devendo os projectos ser submetidos para a morada da Yves Rocher Portugal (Rua do Castanhal, n.º 256, 4475-130 Gemunde – Maia), ou através do endereço de correio eletrónico terredefemmes.portugal@yrnet.com.