Desemprego estável em Junho e com previsão de descida

Em Junho passado, a taxa de desemprego situou-se em 6,6% e estima-se que em Julho tenha descido. Desde Setembro do ano passado que a taxa de desemprego tinha interrompido a tendência de queda. A expectativa era de que se iniciasse um movimento de subida, mas por enquanto não se verifica. Conheça os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

 

O valor registado é Junho é igual ao do mês anterior, superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) ao de três meses antes e inferior em 0,3 p.p. ao do mesmo mês de 2018. Este valor de 6,6,% representa uma revisão em baixa de 0,1 p.p. da estimativa provisória divulgada há um mês.

Este foi assim o terceiro mês consecutivo em que a taxa de desemprego se manteve constante. Para Julho, a expectativa é de descida, para 6,5%, valor mais baixo desde Março.

Em Junho, a população desempregada foi estimada em 338,6 mil pessoas. Comparando com Maio, a população desempregada diminuiu 2,8 mil pessoas (0,8%). Relativamente ao período homólogo o ano passado, também diminuiu 4,5% (16,2 mil pessoas).

A expectativa é que o número de desempregados tenha recuado em Julho. O INE antevê que a população desempregada atinja 336,8 mil pessoas, menos 1,8 mil do que mês anterior e 15,9 mil a menos face ao período homólogo.

Apesar de a taxa de desemprego se ter mantido inalterada em Junho quando comparada com Maio, a população empregada diminuiu 0,1%. Face a Maio, houve menos 6,7 mil pessoas a trabalhar.
Em Julho, a estimativa provisória do INE indica que deverá ter havido um aumento de 9,3 mil pessoas empregadas face a Junho, devendo a população empregada atingir 4.840,7 mil pessoas.
Ler Mais