EDP ajuda a criar 38 novas empresas no Baixo Sabor

A segunda edição do Prémio EDP Empreendedor Sustentável contribuiu para a criação de 38 novas empresas nos cinco concelhos transmontanos abrangidos pela barragem em construção no Baixo Sabor, divulgou a empresa.

Os projectos são liderados por 42 empreendedores que apostam em pequenos negócios de valorização dos recursos regionais, sobretudo nas áreas agrícola e turística.

Este prémio é uma medida associada à construção de novas barragens lançada pela eléctrica nacional, que vai financiar com mais de um milhão de euros, nos próximos anos, a criação de novos negócios e empregos em torno das hidroeléctricas.

A maior parte do financiamento da EDP destina-se a apoio técnico e consultadoria aos empreendedores, que beneficiam destes serviços, independentemente de os projectos virem a ser distinguidos com o prémio final.

Segundo dados da EDP, o número de inscrições na segunda edição do Baixo Sabor, que abrange os concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, ultrapassou as quatro centenas, tendo sido seleccionados 42 empreendedores que tiveram apoio na concretização do novo projecto empresarial.

Entre estes contemplados estão os vencedores do Prémio EDP Empreendedor Sustentável 2012, que irão receber cheques com valores entre dois e dez mil euros.

Na primeira edição do Prémio, no Baixo Sabor, foram criados 40 novos projectos, 54 postos de trabalho e investidos 1,7 milhões de euros para um volume de negócios estimado de quatro milhões, segundo dados ainda da EDP.

As áreas dos negócios que têm surgido estão ligadas ao aproveitamento dos recursos naturais, agricultura, agroindústria, turismo e serviços, como uma empresa de serviços especializados de saúde de apoio à Terceira Idade.

Ler Mais