Quatro dicas para negociar o salário e receber um «sim»
Agora que foi chamado para uma entrevista, tem que impressionar o recrutador para conseguir o emprego dos seus sonhos. E, depois, o salário que idealizou. Falta-lhe a coragem?
De acordo com a Spring Professional, empresa especialista em Recursos Humanos do Grupo Adecco, conseguir uma negociação bem-sucedida só exige quatro passos. Tome nota:
1. Os factos são seus amigos
Não basta ter um número em mente. Sustente-o, pesquisando quanto pagam outras empregas no mercado pela sua função. Os salários, recorde-se, variam não apenas por função, sector e experiência, mas também por dimensão da empresa e a sua localização.
2. Faça uma auto-avaliação
Reveja as suas competências e experiência e avalie a sua empregabilidade enquanto candidato, para compreender se está acima da média, na média ou ainda em desenvolvimento. Este processo vai ajudá-lo a definir expectativas realistas. No fundo, não espere receber o salário de um CEO se tiver apenas alguns anos no sector.
3. Negocie no seu melhor
Uma vez munido com uma auto-avaliação honesta e dados fiáveis e sustentados sobre salários no sector, função e região, entenderá melhor qual é o seu perfil salarial. Seja honesto sobre o salário que procura, mas tenha em consideração que existem outros benefícios que podem ser oferecidos para colmatar as suas expectativas.
4. Mantenha-se flexível
Se a sua nova função não atende às suas expectativas salariais, considere uma negociação alternativa de remuneração, como a opção de trabalhar em casa, formação adicional ou revisões semestrais ou anuais. Tenha a capacidade de negociar um pacote salarial que melhor se adequa ao seu estilo de vida. Além disso, deve demonstrar flexibilidade para com o seu futuro empregador. Negociar o seu salário pode deixar as pessoas nervosas, por isso sublinhe o seu entusiasmo por integrar a empresa e o cargo. Use frases como «estou realmente entusiasmo por trabalhar aqui» e «agradeço a sua oferta». Peça tempo para considerar a oferta.