Iberia prevê despedimentos

O plano de re-estruturação da Iberia, em que está a trabalhar o grupo International Airlines (IAG), que controla a companhia, vai estar concluído no final de Setembro e implicará a perda de empregos, lamentou o conselheiro delegado.

Em comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores de Espanha, Willie Walsh salientou que o plano incluirá provavelmente “uma redução de tamanho [da companhia] a curto prazo, a remodelação da rede para se alcançarem maiores receitas unitárias e uma reavaliação de todos os aspetos do negócio”.

O objectivo é “conseguir uma base de custos competitiva e um serviço que permita um crescimento rentável a curto prazo”.

“Inevitavelmente não vamos ser capazes de evitar a perda de empregos no âmbito deste processo”, lamentou o responsável na nota para comunicar os resultados do grupo no primeiro semestre.

Para Walsh, a Iberia Express, a nova filial de baixo custo da Iberia, “registou um excelente começo e foi rentável no seu terceiro mês de actividade, junho, estabelecendo uma operação exemplar a partir de Madrid-Barajas”.