Universidades portuguesas sobem no ranking da publicação científica

Sete instituições portuguesas entre as 700 melhores do mundo e quase todas ganharam posições face ao ano anterior. A entrada da Universidade do Minho é uma das novidades na lista elaborada pela SCImago.

Portugal tem sete universidades entre as 700 melhores do mundo a nível de publicação científica, mais uma do que em 2011. De acordo com o ranking da SCImago, quase todas as instituições nacionais conseguiram melhorar a sua prestação, verificando-se um crescimento constante da produção do sistema científico nacional ao longo de quase a última década.

No top-700 desta lista, a novidade é a entrada da Universidade do Minho, que é aquela que apresenta um maior crescimento entre as nacionais. A instituição de ensino superior sediada em Braga e Guimarães subiu 60 lugares no ranking, passando agora a ocupar a posição 684, mercê da publicação de 4824 artigos científicos.

Na parte alta da tabela estão outras seis universidades portuguesas, sendo que a do Porto continua a ser a melhor. A instituição portuense está em 270.º lugar, 28 acima face à lista de 2011, tendo contabilizadas 11.159 publicações. Seguem-se a Universidade Técnica de Lisboa (que passou de 307.º para 294.º), Universidade de Lisboa (522.º para 511.º) e Universidade de Coimbra (541.º para 531.º). Entre as principais instituições nacionais, a Universidade de Aveiro é a única que não melhora a sua prestação, mantendo a 550.ª posição. Entre as melhores está ainda a Universidade Nova de Lisboa, que ocupa a posição 662, ganhando 27 lugares.

Este ranking é liderado este ano pelo Centro Nacional de Investigação Científica, de França, que contabiliza mais de 202 mil publicações no período em análise. Seguem-se a Academia Chinesa de Ciências – que liderava a lista no ano passado -, a Academia Russa das Ciências e a Universidade de Harvard.