Galp Energia no grupo das empresas mais sustentáveis do mundo
A Galp Energia passa a partir de hoje a integrar o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), tanto ao nível mundial como europeu, ascendendo assim ao mais prestigiado índice global de empresas cotadas cujas práticas nos domínios económico, social e ambiental se classificam como as mais sustentáveis do mundo.
A elevada exigência dos critérios fez com que apenas seis empresas integradas de Oil & Gas da Europa tenham obtido classificação suficiente para integrar o Dow Jones Sustainability Index global, grupo no qual a Galp Energia se passou agora a integrar. O Down Jones Sustainability Index Europe é ainda mais restritivo, contando apenas com cinco empresas do setor Oil & Gas – entre as quais a Galp Energia.
A Galp Energia obteve pontuações superiores a 95 pontos em critérios como a transparência, desenvolvimento do capital humano, impacto social na comunidade, protecção da biodiversidade, estratégia para as alterações climáticas, saúde e segurança ocupacionais e impacte ambiental dos combustíveis que produz e comercializa, tendo mesmo atingido a pontuação máxima de 100 pontos em alguns destes critérios. De salientar que, nas dimensões Económica, Ambiental e Social a Galp Energia obteve pontuações de 79, 83 e 84, o que compara com a média do sector de 61, 41 e 51, respetivamente.
Os índices de sustentabilidade Dow Jones foram criados em 1999, sendo os primeiros índices destinados a acompanhar a performance financeira das principais empresas globais para as quais a criação de valor se rege pelos mais elevados critérios de sustentabilidade. Estes índices servem de referência e condicionam as aplicações financeiras de um número crescente de grandes investidores mundiais.
O DJSI de 2012-13 integra 340 companhias selecionadas de um universo que agrupa as 2.500 maiores empresas cotadas do mundo. Estas são convidadas a disponibilizar anualmente informação detalhada sobre as suas práticas ao nível da sustentabilidade, não só na vertente económica, como em termos ambientais, em questões de corporate governance, relações com stakeholders e, ainda, em aspetos e práticas específicos de cada indústria.
A entrada nos DJSI é o resultado de um esforço continuado que envolveu toda a empresa durante os últimos anos, tendo permitido que, na revisão dos índices no ano passado, a Galp Energia tenha sido a empresa do seu setor que melhorou de forma mais significativa as suas políticas de sustentabilidade, o que lhe valeu o título de Sector Mover em 2011.
A elaboração dos índices Dow Jones resulta de uma parceria com o SAM Group, cuja atividade se centra exclusivamente em investimentos sustentáveis.