É este o “segredo” das grandes empresas para reter talentos
Está na ordem do dia falar-se em fuga de talentos nas organizações. Mas há um truque, praticado pelas melhores empresas, para manter os melhores por perto. E custa muito pouco.
O salário é importante, mas não é tudo. O lado humano também conta. De acordo com um estudo da Paychex, que procurou respostas sobre o que atrai os trabalhadores nas empresas, 33,5% queixa-se de falta de reconhecimento pelo seu empenho e mérito. Quase metade dos inquiridos acrescentou também que valoriza o feedback da chefia.
Outro estudo, feito pela Achievers junto de 1154 pessoas, concluiu que a falta de reconhecimento é a terceira razão mais comum pela qual os profissionais deixam as empresas.
«Sabemos o impacto que receber feedback positivo, encorajamento e elogios pode ter para todos os funcionários. É por isso que os líderes e até mesmo os gestores devem mostrar reconhecimento às suas equipas», diz Jeff Cates, director executivo e presidente da Achievers, alertando que dois terços dos profissionais (americanos) tencionam abandonar os seus actuais postos de trabalho este ano.
Dados da Gallup mostram também que o reconhecimento traduz-se num melhor desempenho. Uma sondagem da norte-americana mostra que a rentabilidade dos trabalhadores aumenta 21% quando são reconhecidos pelos seus superiores.
No mesmo sentido, um relatório da Harvard Business Review Analytic Services, revela que 71% dos inquiridos em funções executivas consideram o reconhecimento dos profissionais muito importante para atingir os objectivos da organização.
Com isso em mente, o artigo da Inc., assinado por
Leadership from the Core, partilha algumas dicas para implementar eficazmente a cultura do feedback na sua empresa:- O reconhecimento deve ser oportuno;
- Deve existir durante todo o ano;
- O feedback deve ser personalizado.