Sabe o que é job crafting? Vai ajudá-lo a sentir-se mais realizado no trabalho
A metodologia de job crafting encoraja os colaboradores a estarem cientes de como agir, interagir e pensar sobre o trabalho. Assim, são capazes de redesenhar e personalizar aspectos das suas responsabilidades profissionais que promovem o compromisso, a resiliência e o desenvolvimento. Tudo isso implica que se sintam realizados e mais satisfeitos.
Esta metodologia é recente e a Spring Professional, consultora de Recursos Humanos do Grupo Adecco, tem desenvolvido esta metodologia para melhorar a abordagem dos colaboradores às tarefas, enquanto trabalham.
A Spring deixa algumas dicas de como aplicar esta metodologia de job crafting.
1. Decidir o que deseja alterar
Deve fazer uma avaliação de como a mudança vai afectar a vida pessoal e o ambiente de trabalho. Em seguida, deve potenciar as mudanças que tornem o ambiente de trabalho mais positivo. Deve verificar o progresso, e continuar. Posteriormente deve decidir sobre o que deseja alterar, e repetir o processo, as vezes que considerar necessárias.
2. Exercitar para executar
Isso envolve melhorar a maneira como as coisas são feitas, usando competências que já tem. O objectivo é modificar os seus métodos de trabalho actuais para gerar melhores resultados. Ou seja, trata-se de criar oportunidades para destacar os seus pontos fortes.
3. Relacionamentos
Neste ponto, pode concentrar-se em procurar métodos que tornem as suas interacções com os colegas mais satisfatórios.
4. Finalidade
Pode redefinir o seu trabalho actual para descobrir qual é o seu impacto. Por exemplo, um programador no departamento de Tecnologias de Informação de uma companhia aérea pode reformular o seu trabalho de «escrever código» para «ajudar as pessoas a aproveitar as suas viagens sem problemas».
5. Como as mudanças impactam a sua vida e o seu ambiente
Em seguida, deve avaliar o impacto das suas alterações a nível pessoal e no seu ambiente de trabalho. Para fazer isso, deve considerar os seus clientes, colegas, supervisores ou director e a empresa como um todo. Não se esqueça que o objectivo final do job crafting é encontrar uma solução benéfica para todos.
Por exemplo, se tem experiência com o sistema de contabilidade da empresa, pode voluntariar-se para formar novos trabalhadores do departamento ou para fornecer actualizações sobre as alterações do sistema aos seus colegas. Em troca, desfrutará da experiência, de melhorar a sua autoestima e de interagir mais regularmente com outros departamentos. Por seu lado, a empresa beneficiará da sua iniciativa ao obter uma força de trabalho mais bem treinada e muito mais eficaz.
Certifique-se de obter benefícios para si e para a empresa. Caso contrário, precisará voltar ao primeiro passo e avaliar outros camimhos possíveis para tornar o seu trabalho mais eficaz. Além disso, se tiver colaboradores sob a sua alçada, pense também neles. Qualquer modificação no seu trabalho, por menor que seja, vai afetar os seus colaboradores.
6. Agir
Neste ponto, a chave é livrar-se de quaisquer sintomas do que é conhecido como “desamparo aprendido”. Esse termo é usado para as situações em que estamos tão habituados à indiferença que, as contribuições que fazemos, passam sempre despercebidas.
A elaboração de trabalhos oferece a oportunidade de mudar essa situação. Ao reorientar o seu trabalho com essa metodologia, decide que mudanças farão com que se sinta mais valorizado e mais produtivo. A única condição é que as suas decisões sejam benéficas a nível pessoal e para a empresa.
7. Verificar o progresso
Depois da conclusão das etapas anteriores, é hora de publicar o progresso. Certifique-se de que o seu chefe e os seus clientes estão felizes com o que está a acontecer e que as mudanças sejam realmente compatíveis com o seu local de trabalho. Se tudo funcionar e sentir-se bem com os resultados, poderá transformar essas mudanças num hábito.