Sete benefícios da educação corporativa digital

O mundo dos negócios tem passado por diversas transformações digitais, em que a tecnologia tem sido vista como uma grande aliada para gerar vantagem competitiva, receita e valor para as organizações. E essa evolução tem sido fundamental para o desenvolvimento da educação corporativa digital.

 

Cada vez mais digital, o processo de aprendizagem dentro das empresas está mais focado em desenvolver competências específicas dos colaboradores de forma prática e continuada. 

O Dot Digital Group elaborou uma lista com sete benefícios de investir em educação corporativa digital na sua empresa.

 

1. Redução de custos 
Como o processo de aprendizagem é realizado através de plataformas de ensino, os recursos são optimizados e dinâmicos. O material didático é desenvolvido em alcance em larga escala, sem necessidade de gastos com estrutura física e deslocação de professores e alunos.

Na prática: A empresa Flex Contact implementou a estratégia de formação online no processo de onboarding. Anteriormente, a formação era realizada de forma presencial e tinha duração de 6h a 8h concentradas no mesmo dia.

 

2. Pode ser adaptada
Jogos, vídeos, simuladores ou podcasts, são inúmeras as estratégias que podem ser utilizadas para um processo de aprendizagem mais dinâmico. Cada empresa avalia e identifica suas necessidades, estabelecendo objectivos. Em conjunto com uma equipa especializada de consultores educacionais, é definido o método mais eficaz de criar oportunidades para a construção de conhecimento.

Na prática: Para o Banco Mundial, o Dot Digital Group desenvolveu uma estratégia de Blended Learning, ou seja, uma estratégia de aprendizagem semi-presencial. Essa foi a melhor opção para o cliente que, num primeiro momento, capacita e treina os participantes online, mas também une o grupo para debater os temas do curso. Essa estratégia reduziu em até 30% os custos com a capacitação.

 

3. Formação continuada
A educação corporativa desenvolveu-se a ponto de adquirir o estatuto de área estratégica dentro das instituições. A criação de um ambiente de aprendizagem corporativa digital oferece um diferencial de formação continuada, fazendo com que os profissionais se envolvam mais e tragam resultados efectivos para a empresa.

Na prática: A TIVIT, empresa de serviços integrados de tecnologia na América Latina procurou o Dot digital group para expandir a academia TECHNO TIVIT, que contempla programas de formação para os profissionais de TI da companhia. O Dot Digital Group propôs o desenvolvimento e a implementação de uma plataforma tecnológica adequada às necessidades da TIVIT, com conteúdos profissionais capacitados a suportar o projecto.

Com a implementação do programa de e-learning customizado, foi possível motivar e motivar os novos colaboradores a iniciarem o programa de onboarding online e a concluírem os cursos de maneira satisfatória. Em 2019, quase 1200 novos colaboradores foram inseridos na cultura TIVIT através deste programa.

 

4. Actualizações imediatas
Concentrar as práticas da empresa numa plataforma de estudo facilita a formação dos novos colaboradores. Esses arquivos podem ser actualizados rapidamente, de acordo com a necessidade, criando uma biblioteca de conteúdos que serve para toda a instituição.

Na prática: O Dot digital group desenvolveu software de autoatendimento para o Sebrae/SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), a partir das quais as suas soluções de educação à distância são disponibilizadas. O objectivo é fazer com que o utilizador navegue pela trilha e avance nos conteúdos de maneira intuitiva e rápida, sempre que necessitar.

 

5. Desenvolvimento de habilidades
A capacitação online permite o desenvolvimento de habilidades úteis no mercado de trabalho, como autonomia, organização, gestão de tempo, utilização de ferramentas tecnológicas e automotivação.

Na prática: O IBMEC tinha o desafio de actualizar e desenvolver novas disciplinas de pós-graduação com acesso mobile, atendendo as necessidades do público-alvo e considerando as tendências educacionais e tecnológicas.

O Dot Digital Group desenvolveu um projecto educacional completo e visual para a igualdade das novas disciplinas e actualizações necessárias. As disciplinas foram desenvolvidas com linguagem adequada ao perfil dos alunos, além de recursos interactivos e dinâmicos.

 

6. Promove o engagement
Uma estratégia bastante utilizada na educação corporativa digital é a gamification. Vários estudos comprovam que formações baseadas em projectos que motivam a equipa e dão oportunidade para experiência, estimulam a criatividade e o engagement dos colaboradores, resultando no sucesso do projecto.

Na prática: A Natura tinha dois desafios, promover a cultura da educação e motivar as consultoras para aumentar a produtividade das vendas e a interacção com a marca.

Para resolver essas questões, foi utilizada estratégia de gamification para facilitar o incentivo à aquisição de novas capacidades no trabalho de consultoria, como, preparar-se para melhor atender às clientes, estudar os vídeos instrucionais da Natura, fazer uso de meios digitais para o trabalho e conhecer melhor os produtos.

Esse projecto resultou na conquista de novos hábitos digitais, como utilizar máquina de cartão e realizar pedidos pela internet, além de aumentar consideravelmente as vendas.

 

7. Flexibilidade
Poder estudar em qualquer horário e em qualquer local com acesso à internet é uma das maiores vantagens da formação online. Possibilitar o desenvolvimento profissional de forma flexível contribui significativamente para o alcance de melhores resultados e equipas de alta performance.

Na prática: Com a utilização da estratégia de microlearning, o Grupo Martins conseguiu concentrar a atenção de seus representantes em desenvolver sua força de vendas através de pequenas doses de conhecimentos.

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