Foi despedido? Estas três dicas vão ajudá-lo a ultrapassar o infortúnio

Ser demitido, afastado temporariamente ou perder uma promoção pode parecer um duro golpe. Sente-se imediatamente uma perda de identidade e de propósito e sensações como ansiedade, tristeza ou incerteza começam a surgir.

 

Mas uma demissão pode tornar-se um trampolim para o sucesso se souber responder da maneira certa. A Forbes Brasil partilhou três dicas de Chuck Crumpton, fundador e CEO da Medpoint, para recuperar de um despedimento.

 

1. Não deixe que a perda de emprego o defina
«Não leve para o lado pessoal», aconselha Chuck Crumpton. «O que faz ou fez não define quem é. As pessoas que acham que perder o emprego é um sinal de inadequação, estão menos aptas a ultrapassar o despedimento, do que aquelas que veem a perda como uma hipótese de crescer e desenvolver resiliência. Faça uma lista de seus pontos fortes para recuperar a confiança. Os potenciais empregadores serão atraídos por colaboradores que demonstraram que podem permanecer positivos e confiantes, apesar de um revés na carreira.»

 

2. Desenvolva rituais diários positivos
É fácil ficar preso numa rotina pouco produtiva, especialmente quando se vivem tempos difíceis. Mas o que se faz todos os dias pode trazer mudanças ao longo do tempo. «Em vez de se preocupar, tome atitudes. Concentre-se no futuro, faça pequenas, mas importantes, acções diárias que promovem a sua motivação para procurar um novo emprego ou plano de negócios. Uma pequena parte da sua vida é decidida por circunstâncias incontroláveis ​​ou erros cometidos, mas a parcela maior é decidida por suas respostas a essas circunstâncias ou falhas», lembra Crumpton.

 

3. Ligue-se à sua rede de contactos
Muitos trabalhos não são anunciados em sites de empregos e para os encontrar a sua lista de contactos pode ser essencial. «Contacte pessoas que conhece e que estejam bem cientes de suas capacidades. Conte com o apoio delas para fazer contactos que possam ajudá-lo.»

 

Ler Mais