Soft skills: as cinco mais procuradas e como desenvolvê-las
No início deste ano, o LinkedIn divulgou a lista das cinco soft skills mais importantes para 2020. A rede social analisou as competências mais procuradas na sua plataforma, em comparação com a oferta.
As cinco top soft skills são a criatividade, a persuasão, a colaboração, a adaptabilidade e a inteligência emocional.
Se não tiver estas competências, pode desenvolvê-las. O site Inc publicou uma lista de dicas que o vão ajudar a nessa tarefa.
1. Criatividade
Faça um brainstorm com colegas. Algumas pessoas são naturalmente criativas, mas muitos de nós precisam trocar ideias, com outras pessoas para que a criatividade surja. Marque uma reunião de brainstorming com um colega de trabalho ou até com toda a equipa, para ter ideias mais criativas, e treine o seu cérebro para pensar fora da caixa, mesmo quando estiver a trabalhar sozinho.
Depois disso, afasta-se e reflita. Um estudo de 2014 da Universidade da Califórnia descobriu que os físicos e escritores tiveram ideias mais criativas quando estavam sozinhos, em reflexão. Programe um “tempo de reflexão”, quanto mais tempo fizer este exercício, mais facilmente as ideias vão surgir.
2. Persuasão
Seja o seu próprio “advogado do diabo”. É muito mais fácil convencer alguém a argumentar, se tiver tempo para refletir sobre a posição deles com antecedência. Analisando todos os ângulos de um tópico, pode preparar-se para responder às suas objecções e oferecer respostas.
Adapte o seu estilo de comunicação. Adaptar seu estilo de comunicação ao público, que está a tentar persuadir é fundamental, e quanto mais praticar o seu estilo de comunicação com aqueles que o rodeiam, mais preparado estará para persuadir quando a situação exigir.
3. Colaboração
Defina a estrutura. A colaboração sofre quando as funções e os objectivos não são definidos. Da próxima vez que começar um projecto em grupo, inicie uma conversa, sobre como é o sucesso e o que fazer para o atingir.
Ouça. Para beneficiar das ideias do grupo, cada membro precisa de ouvir os colegas. Ao ser compreendido e garantir que todos sejam ouvidos, garante que o grupo realmente está a colaborar.
4. Adaptabilidade
Adapte a sua mentalidade. A capacidade de se adaptar às mudanças começa, por ter uma metalidade que está disposta a adaptar-se às mudanças de circunstâncias. Se tem tendência a recusar a mudança, reflita sobre os motivos, e veja se há alguma reformulação que não tenha explorado.
Experiência, experiência, experiência. Em todos os grandes projectos, pense em formas alternativas de os realizar e, quando possível, teste-as. Adquirir o hábito de testar ideias alternativas, também garante que esteja constantemente aprender e a melhorar sua abordagem ao seu trabalho.
5. Inteligência emocional
Procure diferentes perspectivas. Adquirir o hábito de ouvir atentamente o ponto de vista de outras pessoas, não vai apenas aumentar a sua inteligência emocional, mas também poderá torná-lo mais eficiente.
Peça feedback. A autoconsciência é uma componente essencial da inteligência emocional. Pedir feedback regularmente aos colegas vai ajudá-lo a entender como se sai com as outras pessoas. E quando receber críticas construtivas difíceis de ouvir, lembre-se de que não há “certo” ou “errado” quando se trata do pontos de vista dos outros.