Oito dicas para ser um bom líder numa situação de crise
A COVID-19 tem trazido muitas consequências para as organizações, por isso, mais do que nunca, é necessária uma liderança inteligente e focada.
Com isto em mente, a Forbes publicou uma lista com oito dicas para ser um bom líder durante uma situação de crise.
1. Informe-se
Veja notícias, mas não se deixe levar pelo sensacionalismo e não o projecte nos outros. Uma boa fonte para se informar é o relatório diário de situação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
2. Reconheça as mudanças
Nos negócios, as coisas mudam diariamente ou até de hora a hora. Seja flexível e esteja disposto a fazer escolhas difíceis. Leia as implicações macroeconómicas do seu negócio, indústria e sector para que possa tomar melhores decisões.
3. Crie um plano claro para sua organização
Estabeleça um plano de acção para a sua organização, pense estrategicamente e esteja disposto a adaptar o seu plano, mediante as mudanças que surjam.
4. Impulsione a sua equipa
Reúna a sua equipa para garantir o alinhamento de planos, prioridades e contingências de modo a envolvê-los no planeamento desse cenário. Pergunte aos colaboradores como se sentem, para assegurar que todos estão a usar a inteligência emocional para liderar e gerir a situação, de forma correcta.
5. Invista em comunicação
Deve comunicar com credibilidade e optimismo. Com a maioria das pessoas, a trabalhar remotamente, estabeleça novas formas de manter contacto. Defina o tipo e a frequência de comunicação certos para sua organização, seja claro e específico nas suas mensagens e não tenha medo de repetir os principais temas.
6. Encontre novas formas de criar ligações
Comunique o máximo que puder, especialmente de forma informal, e certifique-se de que os colaboradores podem contar consigo, nada é pior do que um líder que desaparece quando a situação se torna difícil. Esteja disponível e sinta-se à vontade para falar sobre preocupações pessoais e profissionais.
Se a sua organização não usa videoconferência, é altura de implementá-la. Muitas ferramentas são gratuitas (Skype, WhatsApp) e alguns dos principais players do sector (por exemplo, Microsoft e Google) estão a oferecer ferramentas de conferência corporativa em resposta à COVID-19.
7. Seja autêntico
Não se esqueça porque é que as pessoas confiam em si e aproveite a sua personalidade natural para criar calma e foco. Este não é um bom momento para mudar o seu estilo, seja honesto. Não precisa de saber todas as respostas, mas reserve um tempo para entender o que os colaboradores estão a perguntar e qual o motivo dessas perguntas.
8. Acima de tudo, cuide de si
Garanta que está o mais bem preparado e concentrado possível. Mantenha-se equilibrado, pratique exercício, coma adequadamente e reserve um tempo para ficar com a sua família e com os seus amigos.