Colaboradores da Sephora participam num concurso inovador

A Sephora desafiou os seus colaboradores a serem criadores de perfume por um dia. Uma campanha da direcção de RH que pretende motivar e reter os melhores talentos do grupo.

O Centro Comercial Colombo acolheu recentemente a grande final da primeira edição do “Sephora Parfum Masters”, patrocinado pela Guerlain. O concurso dirigido a colaboradores da organização, visava eleger o maior expert em perfumante, mas essa era apenas a face mais visível deste evento.

Para chegar ao último nível do concurso, os seis finalistas tiveram de passar diversos processos de selecção que duraram vários meses. A triagem teve início num quiz electrónico, no qual os participantes foram confrotados com vários problemas sobre perfumaria. Seguiu-se a formação técnica de laboratório, onde durante várias semanas tiveram a oportunidade desenhar o seu próprio perfume.

«Aprendi muito. Hoje consigo sentir os perfumes de forma diferente», afirma João Covas, um dos finalistas. Para o colaborador da Sephora «a formação de perfumante foi bastante intensiva, mas ao mesmo tempo gratificante» e só por isso valeu a pena participar. Já Sandra Santos, há 14 anos na Sephora, explica que este não é o primeiro concurso promovido pela empresa onde participa. «Entrei noutros concursos, relacionados com maquiagem. Desta vez, tive a oportunidade de aprender mais sobre a arte da perfumaria, uma área pela qual sempre fui apaixonada».

Durante todo o dia da grande final, a praça central do Centro Colombo transformou-se num enorme laboratório de perfumes, onde os seis finalistas estiveram a conjugar essências e a testar aromas, para chegarem à fragrância vencedora do “Sephora Parfum Masters”.

No entanto, o “Sephora Parfum Masters” é muito mais que um concurso. «O objectivo primeiro desta acção é profissionalizar os nossos colaboradores, através de formações bastante específicas», explica Gabriela Magalhães, responsável de recursos humanos da Sephora, em Portugal. Por sua vez, Sandra Roman, directora-geral da companhia destaca a importância deste tipo de iniciativas para aproximar clientes e colaboradores aos valores da marca. «É também uma forma de diferenciação em relação à concorrência. Estes eventos são importantes para mostrar o que fazemos diariamente nas nossas lojas. São estas acções que aproximam os clientes e os próprios colaboradores da marca». Para Carmen Salamero, directora de recursos humanos da Sephora Ibéria, «o “Sephora Parfum Masters” e todos os concursos do género que lançamos cumprem ainda a missão de motivar e assim reter os nossos melhores talentos».

No final do dia, o vencedor levou para casa uma viagem a Paris para visitar a Maison Guerlain, mas o mais importante desta iniciativa foi a promoção da marca junto dos clientes e a formação dos colaboradores.

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