Excelência no Trabalho volta a despertar interesse das empresas
Com 172 empresas participantes, o prémio volta a registar um interesse cada vez maior das organizações portuguesas em mostrar os seus projectos de Recursos Humanos.
Entre as candidaturas recebidas, 60% são repetentes, sinal de que a iniciativa está a cumprir o seu objectivo principal – alertar o tecido empresarial para as questões relativas ao clima organizacional e à gestão estratégica do activo humano. Responderam ao inquérito que dá origem ao ranking 50 450 colaboradores, número muito superior aos cerca de 28 200 da última edição.
Inscreveram-se 203 empresas, recebendo todas elas um relatório com as principais conclusões sobre as vertentes analisadas no estudo. Numa composição que reflecte o tecido empresarial português, as pequenas e médias empresas recolheram a maior parte das candidaturas, com 37,21% e 35,47% respectivamente. Ainda assim, as grandes empresas concorreram em grande número – representam 27,3% das inscrições.
Os sectores que mais participaram são os Serviços Profissionais (22,7%), a Indústria e Energia (13,4%), a Tecnologia, Media e Telecomunicações (10,5%) e a Construção, Gestão de Infraestruturas, Transportes e Logística (12,8%).
A edição 2012/2013 do Prémio Excelência no Trabalho é desenvolvida pela Heidrick & Struggles em parceria com o Diário Económico e o ISCTE Business School e tem como media partners as revistas Human Resources Portugal e Executive Digest.