Deloitte: Inovação é essencial para o crescimento das organizações
As organizações necessitam de fomentar a inovação para estimular o crescimento, reter talentos e causar impacte positivo na sociedade, diz a próxima geração de líderes.
A inovação é essencial ao crescimento do negócio. Esta é a opinião de 78 por cento dos futuros líderes do mundo dos negócios, segundo as conclusões do Millennial Survey da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (DTTL). Contudo, à medida que a crise económica avança, apenas 26 por cento da geração Millennium acredita que os líderes estão a empenhar-se para encorajar práticas que fomentem a inovação.
«A nível institucional a inovação é necessária, de forma a que seja alterado o mindset da organização, permitindo que novas ideais possam surgir e prosperar», afirma Barry Salzberg, CEO da Deloitte Global. «Enquanto os actuais líderes podem debater como e onde inovar, torna-se evidente a importância que os futuros líderes atribuem à inovação – não apenas como impulsionadora do crescimento do negócio, mas também como um catalisador para a resolução dos principais problemas da sociedade».
A Deloitte entrevistou cerca de 5 mil millennials em 18 países e, ao questionar estes futuros líderes sobre a inovação e o seu impacte na sociedade, concluiu que 84 por cento afirma que esta tem um efeito positivo na sociedade. Por sua vez, 65 por cento sente que a actividade da sua firma beneficia a sociedade de algum modo.
A comunidade no mundo dos negócios é considerada como um importante actor no desenvolvimento de inovações para a sociedade. Quase metade dos inquiridos (45 por cento) acredita que o mundo dos negócios impulsiona a criação de inovações que favorecem positivamente a sociedade, comparativamente ao Governo (18 por cento) e às entidades académicas (17 por cento).
Talento como catalisador para a inovação
A inovação é também uma componente importante no recrutamento e na retenção de talentos. Dois terços dos entrevistados afirmam que a inovação é um factor-chave para tornar uma organização num empregador de eleição. Este reconhecimento torna-se um requisito particularmente relevante para muitas empresas, pois permite atrair um crescente número de millennials que se prevê que representem 75 por cento da força de trabalho em todo o mundo, em 2025.
«A mudança de geração no mundo dos negócios está a acontecer à medida que os baby boomers – muitos dos quais relacionados com o ‘velho modo de fazer negócios’ – começam a abdicar do seu papel de liderança para se aposentarem», afirma Salzberg. «Existem efectivas oportunidades para as organizações avançarem e criarem as condições e compromissos necessários para estimular e fomentar a inovação. E isto poderá traduzir-se numa verdadeira oportunidade se o conseguirmos fazer da melhor forma: seremos capazes de reter talentos de uma forma mais eficaz, de permanecer competitivos no futuro e causar um impacte positivo na sociedade».
Já João Messias Gomes, Associate Partner dá área de Specialty Consulting Services da Deloitte Portugal, reconhece que «em tempos de incerteza, as organizações tendem a ser menos empreendedoras e a desencorajar o risco. No contexto socioeconómico que hoje vivemos em Portugal, é comum ouvir-se de várias fontes que a saída para a crise passa pela inovação. Mas isto só acontecerá quando os líderes assumirem, verdadeiramente, os valores e a cultura de inovação nas suas organizações».
Mais informações: www.deloitte.com/millennialsurvey