
Nem tudo é positivo no home office. E isso tem impacto na cultura organizacional
Um estudo da Harvard Business School avaliou a experiência de trabalho remoto durante a pandemia e indicou alguns impactos negativos que se reflectem na cultura organizacional.
Entre eles está o facto do onboarding em casa não proporcionar tudo que a integração presencial é capaz de gerar, perdendo o relacionamento entre colegas e as oportunidades de brainstorming que podem surgir em conversas informais entre as equipas.
Pesquisas indicam que o home office pode intensificar a comunicação entre líderes e colaboradores, mas diminui essa mesma comunicação entre colegas.
A colaboração entre colegas é crucial e se isso perde-se no isolamento, havendo um impacto negativo na cultura organizacional, bem como nos resultados a médio e longo prazo. As empresas precisam mudar o seu mindset para se adaptarem à nova realidade. Há quem defensa que no home office 100% pode-se correr o risco de caminhar para uma cultura organizacional mais individualista e menos colaborativa.
Segundo especialistas em capital humano, o isolamento social alterou a relação no mundo corporativo. Uma das grandes preocupações dos gestores de Recursos Humanos e dos CEO é, além da saúde dos colaboradores, saber como manter a saúde e a cultura organizacional. Cultura é o que se vive dentro da empresa, os seus propósitos em acção. Ficou provado que se pode desenvolver diversos trabalhos e projectos home office, mas muitas pessoas ainda precisam do contacto directo, da conversa presencial para realizarem o seu trabalho da melhor forma possível.
Os líderes e a área de recursos humanos têm o desafio de não deixar que a cultura e o propósito da empresa percam a importância no home office. Esta preocupação leva a que CEO estejam a investir mais tempo nas suas pessoas do que antigamente. Os líderes de Recursos Humanos procuram alternativas para os benefícios e para adequar essa vivência de home office dentro da casa do colaborador, possibilitando inclusive a aquisição de móveis. Há um esforço de trabalho conjunto de modo a passar uma comunicação única, clara e alinhada.
Especialistas referem que o futuro do trabalho será híbrido, entre presencial e remoto. Assim, defendem que o ideal é um equilíbrio entre alguns dias trabalha remoto e outros dias no escritório.