Estágios internacionais para estudantes
Um grupo de universidades e politécnicos portugueses lançou um programa Erasmus para que 220 estudantes portugueses possam realizar estágios profissionais em 33 países europeus, estando ainda a decorrer o processo de selecção.
A iniciativa “Erasmus Al Sud, Connecting Regions, Creating Worlds” é coordenada pela Universidade de Lisboa e está a oferecer estágios de meio ano em empresas, hospitais e instituições de ensino superior da Europa.
Da mesma forma, o programa vai disponibilizar bolsas para que um número semelhante de alunos possa estagiar em Portugal.«O processo de selecção ainda está a decorrer, porque não tem um tempo fixo como o habitual programa de Erasmus», lembrou à Lusa a vice-reitora da Universidade de Lisboa, Teresa Cid, à margem da cerimónia de lançamento oficial do programa.
Este ano, a Universidade de Lisboa tem como parceiros as Universidade de Évora e do Algarve e os Institutos Politécnicos de Beja e de Setúbal. Ou seja, os estudantes de todas estas instituições podem candidatar-se ao programa.«Neste momento, a procura ainda não excede a oferta, porque ainda não há um suficiente conhecimento desta oportunidade entre os estudantes», revelou a vice-reitora, sublinhando que os destinos possíveis para estagiar são «todos os países europeus». Teresa Cid lembrou que o objectivo não é «promover a emigração mas sim a formação».
Além das universidades e politécnicos, são parceiros deste projecto um conjunto de câmaras municipais e outras organizações e empresas, tais como o Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja, o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), a Associação de Defesa do Património de Mértola, a Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama – Sines Tecnopolo, a Fundação Luís de Molina, Nautialqueva Serviços Náuticos Lda, a ADREPES e a Rede Europeia de Turismo de Aldeia do Alentejo (Genuinland), entre outras.
Mais informações: Universidade de Lisboa