AXA e EDP distinguidas pela SEDES
A AXA e a EDP foram as empresas distinguidas na categoria de “Gestão de talento sénior” da “Excelência SEDES 2012”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Capital Humano da SEDES em parceria com a revista Human Resources Portugal.
Teve lugar ontem, dia 7 de Fevereiro, no ISEG, o terceiro evento do ciclo de conferências “Excelência SEDES 2012”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Capital Humano da SEDES e pela revista Human Resources Portugal. Subordinada ao tema “Gestão de talento sénior”, a iniciativa serviu para distinguir as organizações que mais se destacaram nesta área durante o ano de 2012.
«A gestão do talento sénior é cada vez mais um tema relevante para as organizações e a própria sociedade. Hoje, mais do que nunca, convivem nas nossas organizações gerações bastante dispares e gerir esse conhecimento entre seniores e juniores é um verdadeiro desafio», destacou Carlos Sezões, coordenador do GTCH, justificando a relevância do projecto “Excelência SEDES”.
Na sessão de abertura, Pedro Raposo, director de Recursos Humanos do grupo BES, alertou a audiência para uma nova realidade, na qual as empresas são obrigadas a reinventarem-se para sobreviver. «A crise levou a uma inversão, a uma mudança na forma como gerimos as nossas pessoas. É preciso cortar no número de admissões, portanto o caminho é manter as pessoas seniores connosco e contratar menos jovens. Temos de viver com as pessoas que temos nas nossas organizações e dizer-lhes que precisamos delas, precisamos que elas assumam novas funções. E para isso é preciso qualificar essas pessoas, dotá-las de novos conhecimentos».
De seguida, a AXA e a EDP foram anunciadas como as empresas distinguidas na categoria de “Gestão de talento sénior”. Num debate moderado por José Bancaleiro, managing partner da Stanton Chase Portugal, os representantes das organizações partilharam e discutiram com o público as práticas levadas a cabo pelas suas empresas e que mereceram a distinção da SEDES.
Inês Simões, Internal Communication and Academy manager da AXA Portugal, apresentou o programa “Terra à Vista”, uma iniciativa que visa apoiar os colaboradores da organização a prepararem a sua reforma. « Questionámos-nos se as nossas pessoas seniores estariam prontas para esta nova etapa das suas vidas e percebemos que podíamos ajudá-las nessa transição», explicou a responsável da AXA. Já na sua terceira edição, o “Terra à Vista” consiste numa série de seis workshops, onde os colaboradores seniores da empresa abordam temas como o conceito da reforma, planeamento financeiro, como manter e desenvolver relações, entre outros. Inês Simões destaca que «só o facto de existir uma troca de ideias entre as pessoas sobre este tema é muitas vezes mais importante que o próprio conteúdo dos workshops».
Por seu lado, Alexandra Cabeçadas, da equipa de Recursos Humanos do grupo EDP, sublinhou que na EDP Portugal existem mais de 3 mil colaboradores com 30 ou mais anos de antiguidade na empresa. «Percebemos que estes colaboradores têm um grande sentimento de pertença ao grupo. Estas pessoas fazem parte da história da EDP e a EDP faz parte das suas vidas e isto é algo que tem de ser valorizado», explicou a responsável. Assim, nasce, em 2010, o programa “Valorizar a Experiência” com o objectivo de reconhecer o trabalho dos colaboradores seniores da EPD e levá-los a partilhar a sua experiência com os restantes funcionários da empresa. Em três anos, já passaram pelo programa cerca de 900 colaboradores e foram criadas 321 iniciativas a partir das ideias dos participantes no programa.
O ciclo de conferências «Excelência SEDES» continua já no próximo dia 6 de Março, com o anúncio das duas empresas com melhor desempenho na categoria “Internacionalização/Carreiras Internacionais”.