Tem uma apresentação de trabalho? Saiba o que deve fazer se tiver algum lapso de memória ou cometer algum erro

Se costuma fazer apresentações no trabalho com frequência, é normal cometer algumas falhas como lapsos de memória ou erros técnicos. Para ajudar a resolver isso, a Forbes elaborou uma lista com quatro passos para recuperar quando algo corre mal numa apresentação.

 

1. Elabore um dispositivo de memória
Os especialistas em memória dizem que o nosso cérebro pode conter apenas cerca de sete blocos de informação de uma vez. Por esse motivo, tentar-se lembrar de nove pontos-chave, cinco anedotas e quatro gráficos de dados pode ser um desastre. A menos que crie um sistema sólido de recall.

Os professores entendem o valor dos dispositivos de memórias há muito tempo. Por exemplo, os bons professores de música que ensinam escalas musicais fazem com que os seus alunos se lembrem de tudo depois de um longo tempo sem tocar.

Pense em quase todas as disciplinas vai encontrar conceitos técnicos transmitidos em modelos de memória, dispositivos de repetição e metáforas para uma fácil memorização. Crie o mesmo para si como uma ferramenta de prevenção de falhas de apresentação.

 

2. Conte uma breve história
Contar uma história rápida muitas vezes fá-lo lembrar o argumento que a anedota contém. E ainda ajuda mais se ligar com a audiência. Com isto, provavelmente vai-se lembrar do conteúdo que tinha em mente.

 

3. Faça uma breve pausa

Pode decidir tirar ou colocar os óculos para poder “verificar algo” à sua frente, fazer uma pausa para beber água ou fazer uma anotação rápida nos seus papéis. Também pode fazer uma pausa para ver se há perguntas ou para conversar com a audiência e assim poder recuperar onde parou.

 

4. Adicione códigos visuais
Para se manter focado durante as interrupções, use uma palavra-chave ou tópicos para agrupar a memória perdida através de recursos visuais. Estas deixas vão lembrá-lo do contexto de um slide individual. Pode também adicionar bordas coloridas ou ícones diferentes no canto, lateral, superior ou inferior do slide.

Essa mudança de cor ou ícone irá alertá-lo sobre a que secção da apresentação esse slide pertence. Essa técnica deve desencadear um bloco de informações que irão fluir para que assim continue onde parou na apresentação.

 

Ler Mais