Peugeot Citroën cria 300 novos postos de trabalho em Mangualde
A fábrica da PSA Peugeot Citroën em Mangualde vai reforçar a produção para 285 veículos por dia, criando 300 postos de trabalho, para responder ao aumento das encomendas, anunciou a empresa em comunicado.
Segundo o documento, está assim prevista «a criação de uma terceira equipa com 300 novos postos de trabalho directos, a partir de Abril de 2013 e no mínimo até ao fim do corrente ano, de forma a responder à previsão das encomendas».
A decisão foi oficialmente tomada na quinta-feira pelo grupo em França, «com base nas perspectivas de evolução do mercado dos modelos fabricados em Mangualde, o Citroën Berlingo e o Peugeot Partner», acrescenta.
Os modelos em causa, são definidos pela empresa como «líderes de mercado em toda a Europa no seu segmento e em Portugal» e como «líderes incontestáveis com mais de 50% de quota neste segmento, representando quase metade das vendas de veículos comerciais ligeiros em Portugal».
Com a criação destes 300 novos postos de trabalho directos, a PSA passa a empregar 1.150 colaboradores, sendo que estes novos funcionários «serão valorizados com 60.000 horas de formação».
O recrutamento «começará de imediato» e a formação «irá decorrer durante os meses de março e Abril e a normal laboração da equipa no dia 29 de Abril».
Perante o aumento de encomendas, o programa de referência anual para 2013 da PSA de Mangualde passa a ser de 60.000 veículos, «reflectindo um aumento de produção de 36% relativamente a 2012, ano em que foram produzidos 43.940 veículos».
O valor das vendas anuais deverá ultrapassar os 500 milhões de euros, sendo aproximadamente 95% para exportação.