Uma arma terapêutica (e não tão secreta) para a incerteza nas equipas

Em tempo de pandemia, e com a imposição do teletrabalho e de um conjunto alargado de medidas que vieram alterar as rotinas diárias, pessoais e profissionais, a comunicação no seio das organizações tornou-se não só mais desafiante, como imprescindível.

Por Matilde Coruche, HR & Comms Director na AstraZeneca Portugal

 

Mas ainda que manter os colaboradores informados acerca das decisões que vão sendo tomadas para a gestão da companhia durante a pandemia e ao impacto desta na atividade diária seja essencial, é preciso ir mais além e definir estratégias capazes de aproximar o que está fisicamente distante, mantendo a conexão das pessoas às empresas. É necessário juntar, mesmo que virtualmente, as equipas, mantendo, sempre que possível, o contacto visual. Assim, mais do que nunca, as chefias directas devem fazer um acompanhamento diário, não no sentido de controlar, mas de um verdadeiro acompanhamento, dando respostas às necessidades e aos desafios de cada um. E, ao mesmo tempo, criar momentos que demonstrem aos colaboradores que a empresa está a pensar neles e no seu bem-estar. Tudo isto porque, se à distância física juntarmos a incerteza e o receio vivido a nível mundial, facilmente percebemos que esta comunicação de proximidade ganha ainda mais relevância nesta altura.

Do meu ponto de vista, além das necessárias alterações ao nível da gestão de Recursos Humanos, decorrentes do novo dia-a-dia das pessoas, revela-se de extrema importância fazer um reforço da comunicação interna, usando diferentes canais para fazer passar a mensagem. Os canais digitais devem ser maximizados ao máximo, quer seja para reuniões virtuais, para a constituição de equipas de trabalho ou para o envio de mensagens. E hoje em dia existem inúmeras ferramentas com vasto potencial.

Na AstraZeneca temos realizado diversas ações que têm demonstrado que, apesar da distância física, conseguimos reforçar a proximidade, manter o espírito de equipa e o sentimento de orgulho de fazer parte da companhia.
São factos que nos orgulham, sem dúvida. No entanto, são também desafios para nos continuarmos a superar, sabendo que, para tal, a conjugação de fatores como uma liderança forte e a aposta nas Pessoas e no seu empowerment são fundamentais. Mas este fatores têm, obrigatoriamente, de ser acompanhados por uma boa estratégia de comunicação interna.

Em suma, e num momento de mudança e incerteza como o que vivemos, uma boa comunicação é decisiva para incluir toda a organização no mesmo barco, com a garantia de que todos remam, sintonizados, para o mesmo lado.

Ler Mais