Politécnico de Setúbal e Sonae MC lançam novo mestrado em Logística
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) assinala a abertura do novo mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento (LGCA), em parceria com a Sonae MC, com uma sessão agendada para amanhã, dia 8, pelas 15h00, no auditório nobre da instituição, onde marcará presença o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.
A sessão, que antecede o arranque oficial das aulas, será também transmitida online, através do Youtube, contando igualmente com as intervenções da directora da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), Boguslawa Sardinha, da administradora executiva da SONAE MC, Isabel Barros, e do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos.
O novo curso, que preencheu as 25 vagas previstas na primeira fase de candidaturas, oferece uma formação de um ano (60 créditos ECTS), em regime b-learning (semi-presencial) e em horário pós-laboral, o que permite a progressão nos estudos e a consolidação de competências especializadas, sem entraves.
Concebido para dar resposta à inexistência, no contexto nacional, de oferta neste domínio ao nível da formação avançada (2ºciclo), o novo mestrado em LGCA está estruturado em quatro trimestres, sendo que os três primeiros correspondem à componente lectiva. Contrariamente aos mestrados tradicionais, a componente de Estágio/Projecto realiza-se em paralelo com as Unidades Curriculares, sendo a única actividade do estudante no último trimestre.
Para o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, trata-se de «um dia histórico no Ensino Superior em Portugal, na medida em que se inicia o primeiro mestrado profissional e o IPS orgulha-se de fazer parte dessa história». Um pioneirismo que, no entender do responsável, se traduz «no processo de co-criação com a SONAE MC, que se envolveu desde a primeira hora no desenho do curso, na lecionação e também no apoio aos seus quadros para frequência do mestrado».
«A parceria com o IPS é o exemplo perfeito de como a sinergia de visões e empenho pode contribuir para melhorar o percurso de um indivíduo, a qualidade de vida da sua família e comunidade, a adaptação da academia ao mercado de trabalho, os níveis de empregabilidade de um país, e, portanto, para um futuro melhor para todos. Colaborar com instituições do ensino superior é contribuir para o sucesso das gerações vindouras e da sociedade como um todo, já que a educação é premissa basilar para uma cultura de sucesso, felicidade e realização – individual e coletiva», afirma a administradora executiva da Sonae MC, Isabel Barros
Os 25 estudantes inscritos, parte deles colaboradores da SONAE MC (36%), exercem a sua actividade em áreas como o retalho alimentar, operação logística e empresas de produção.
A larga maioria é proveniente da Área Metropolitana de Lisboa, seguindo-se Porto, Braga e Loulé, e a média de idades ronda os 40 anos, sendo a distribuição por sexos de 56%, para os homens, e 44%, para as mulheres. No que toca à formação de base, mais de metade é titular de licenciatura no IPS, nomeadamente em Gestão da Distribuição e da Logística (GDL), que se destaca por ter sido, há 22 anos, a primeira formação na área a surgir no ensino superior português.