
Capgemini e Badgeville anunciam parceira
A Capgemini Consulting e a Badgeville, plataforma de gameficação, anunciaram uma parceria para alavancar as técnicas inovadoras de gameficação de modo a acelerar a transformação digital em grandes organizações ao empenhar, recompensar e motivar colaboradores e clientes.
A mudança comportamental é essencial para acelerar a transformação digital de acordo com o estudo da Capgemini Consulting e do Centro para Negócios Digitais do MIT. O estudo recente, realizado a 400 empresas a nível mundial – The Digital Advantage: How digital leaders outperform their peers (Vantagem Digital: Como os Líderes Digitais Superam os seus Pares) – concluiu que os líderes digitais (os “Digirati”) investem significativamente no “lado brando” da transformação digital. Os Digirati constroem e partilham uma visão digital, levam a força de trabalho a entender a visão e a garantir a propriedade e a responsabilização da transformação. A gameficação oferece uma forma criativa e inovadora de encorajar a colaboração e garantir o compromisso à volta das prioridades estratégicas.
A gameficação utiliza técnicas pioneiras de jogos para incitar comportamentos em clientes e colaboradores. Estas técnicas unem a psicologia e a tecnologia para ajudar as empresas a alcançar objectivos essenciais como, uma maior colaboração, eficiência da força de trabalho e fidelização dos clientes. As organizações usam técnicas como sistemas de recompensa e níveis de realização que permitem aos colaboradores e clientes mudar o seu comportamento. Uma empresa pode integrar técnicas de gameficação para encorajar a equipa de vendas a, trabalhar as suas competências particulares, e a desenvolver os principais indicadores de desempenho no contexto de processos de CRM. Alguns destes indicadores podem ser a conversão em vendas, a melhoria de margem, realização de follow-up aos clientes, ou, encorajar os colaboradores a disponibilizar feedback de desempenho durante o processo de revisão. Empresas inovadoras estão também a usar com sucesso a gameficação para conseguir maior fidelização e interacção com os seus clientes no seu website e nas redes sociais.
Maggie Buggie, vice-presidente de Transformação Digital da Capgemini Consulting, comenta: «A junção do conhecimento da Badgeville sobre a gameficação com o nosso registo de transformações estratégicas de grande escala deixa-nos bastante entusiasmados. Transformações digitais amplas e complexas dependem muitas vezes de uma mudança cultural e comportamental e da utilização de mecânicas aplicadas a partir de jogos, como parte de um programa de mudança comportamental, para resolver essa necessidade de forma inovadora e dedicada. O anúncio desta parceria demonstra o compromisso da Capgemini Consulting com a inovação e a nossa liderança em Transformação Digital».