CH Consulting e Sanofi distinguidas pela SEDES
A consultora CH Consulting e a farmacêutica Sanofi foram as empresas distinguidas na categoria de “Reestruturação e Downsizing” do projecto “Excelência SEDES”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Capital Humano da SEDES em parceria com a revista Human Resources Portugal.
Teve lugar ontem, dia 11 de Abril, no ISEG, o quinto evento do ciclo de conferências “Excelência SEDES 2012”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Capital Humano (GTCH) da SEDES e pela revista Human Resources Portugal. Subordinada ao tema “Reestruturação e Downsizing”, a iniciativa serviu para distinguir as organizações que mais se destacaram nesta área durante o ano de 2012.
«Este é um tema sensível e até polémico. Contudo, temos de ser realistas e actualmente este é um processo comum a várias empresas a operar em Portugal. Hoje, existe a necessidade de redefinir processos e de reorganizar as estruturas das empresas. São várias formas de o fazer, umas com melhores resultados que outras, o que a SEDES pretende com esta iniciativa é mais uma vez distinguir as boas práticas e divulga-las», destacou Carlos Sezões, coordenador do GTCH, justificando a relevância do projecto “Excelência SEDES”.
Na sessão de abertura, Fernanda Barata de Carvalho, directora de Recursos Humanos Accenture Portugal, partilhou com a audiência a relevância deste tema na evolução da sua carreira profissional e para a sua organização. «A reestruturação é de facto um tema muito pouco sexy, mas que está na agenda. Basta abrirmos os jornais para encontrarmos notícias sobre a reestruturação da dívida nacional, da saúde, da educação e de várias empresas. Enquanto profissional, já passei por vários processo de reestruturação de organizações e até de downsizing e, hoje, continuo a acreditar que estes são acima de tudo momentos de aprendizagem. Temos de perceber que estes processos existem para melhorarem o funcionamento das organizações e passar essa mensagem para dentro da empresa, mas também para o exterior. De facto, a comunicação é fundamental para o sucesso destes processos. É necessário comunicar com transparência, com cuidado, todo o processo aos colaboradores que saem e também aos que ficam. Por fim, o outplacement. Enquanto cidadãos temos de nos preocupar com as pessoas que deixam a empresa.Estes processos podem ser traumáticos para muitas pessoas e famílias e cabe a cada um de nós apoiar essas pessoas».
De seguida, o CH Consulting e a Sanofi foram anunciadas como as empresas distinguidas na categoria de “Reestruturação e Downsizing”. Num debate moderado por Carlos Sezões, do GTCH da SEDES, os representantes das organizações partilharam e discutiram com o público as práticas levadas a cabo pelas suas empresas e que mereceram a distinção da SEDES.
António Henriques, CEO da CH Consulting, apresentou o programa de restruturação, iniciado em 2011, pela sua empresa: a “Destroika”. Com o objectivo de tornar a CH Consulting mais sustentável, a direcção da empresa decidiu investir num processo de reestruturação que envolveu todos os colaboradores. «Sentimos a necessidade de mudar e acreditamos que só faria sentido se todos estivessem envolvidos e empenhados», salientou António Henriques. Assim, nasceu o programa “Destroika” que pretendia levar os colaboradores da CH Consulting a comprometerem-se mais com a organização, alcançar a excelência, encontrar formas de promover a satisfação dos colaboradores e atingir melhores resultados para a empresa. Para o CEO este foi um processo fundamental para o crescimento e valorização da CH Consulting, todavia, António Henriques alerta que «estes processos são difíceis de implementar e é necessário definir uma estratégia e alinhá-los com toda a organização. Temos de envolver todos os colaboradores e ser transparentes desde o momento inicial. Igualmente importante é celebrar as vitórias e os momentos em que atingimos determinados objectivos».
Por seu lado, Luísa Silva, directora de Comunicação Interna da Sanofi, deu o exemplo da sua firma. «A indústria farmacêutica é bastante instável e esta é uma situação que leva a que tenhamos de implementar várias reestruturações para conseguirmos atingir a sustentabilidade», frisou. A responsável da Sanofi destacou a importância da comunicação neste tipo de processos. «O diálogo com todos as partes envolvidas nos processos de reestruturação é fundamental para o sucesso. Na mais recente reorganização que implementámos decidimos criar uma página na nossa intranet só para este processo, onde recebíamos várias dúvidas dos nossos colaboradores. É essencial explicar a estas pessoas que não estão a sair da empresa devido às suas competências, mas pelo contexto em que a organização se insere».