Previsão empresarial de crescimento de postos de trabalho
O inquérito, realizado a mais de 26 000 empresas em 90 países, destacou um forte enfoque no recrutamento de mais profissionais de Vendas e de Marketing em Portugal. Este positivismo reforça um resultado no índice de confiança empresarial que tem vindo a subir em Portugal desde Outubro de 2012.
Nuno Condinho, Country Manager da Regus Portugal, o maior fornecedor mundial de locais de trabalho flexíveis, afirma “O que se destaca não é apenas o facto de as empresas procurarem fazer recrutamentos, mas também a sua intenção de investir em Vendas e Marketing, o que demonstra que as empresas sentem que esta é a altura certa para agir e apostar nas vendas.
“Estes resultados sugerem que os profissionais de Vendas e de Marketing irão ter uma procura elevada nos próximos meses. As empresas necessitam de pensar o modo como realizam o recrutamento e retêm os melhores profissionais da área, de modo a garantirem a sua competitividade nos respectivos mercados.
“Todas as tendências indicam que a oferta em trabalho flexível passará de uma vantagem “agradável” para uma condição de trabalho necessária, sendo isto a chave para garantir e reter os melhores profissionais para qualquer empresa. À medida que os mais jovens, que possuem uma atitude muito diferente em relação ao trabalho, ingressam no mercado de trabalho, é atribuído mais valor à flexibilidade e à qualidade de vida, com prioridade sobre aspectos mais tradicionais. Mas o trabalho flexível também traz vantagens adicionais, permitindo às empresas cortar em custos relativos a espaço de escritório fixos, reduzindo o espaço do escritório não utilizado e evitar longos alugueres e melhora a produtividade permitindo que os profissionais percam menos tempo nas deslocações e desfrutem de um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. “
Lista completa de resultados:
- A nível global, 85% das empresas planeia aumentar ou manter o número de efetivos em 2013, com uma em cada quatro a realizar uma expansão de mais de 5%.
- Uma percentagem notável de 57% pretende reforçar os departamentos de vendas e de marketing. Antecipa-se um grande aumento em contratações operacionais (40%) para estar ao serviço das novas vendas.
- As pequenas empresas, tradicionalmente, um motor da recuperação económica, irão provavelmente contratar um número significativo de novos funcionários (28%)
- Subida do índice em 3 pontos desde outubro de 2012
- As empresas com negócios no estrangeiro continuam a ter melhores resultados do que aquelas que não têm.
Principais conclusões:
- A nível global, o Índice de Confiança Empresarial da Regus situa-se nos 114 pontos, 3 pontos acima desde Outubro de 2012;
- Em Portugal, o índice situa-se nos 79 pontos, 5 pontos acima desde os últimos seis meses;
- 30% das empresas portuguesas apresenta um aumento das receitas e um aumento dos lucros de 15% nos últimos doze meses;
- Um quarto (24%) das empresas planeia aumentar o número de efectivos em mais de 5%;
- Um total de 55% pensa que as empresas irão contratar mais profissionais de Vendas e de Marketing e 35% destacou o pessoal operacional.