Esta empresa de sistemas de gestão começou o ano a contratar e revela como contornou os desafios do distanciamento

A Arquiconsult começou o ano com a admissão de 16 novos elementos para os seus quadros. Este volume de contratações tem como objectivo aumentar o número de elementos nas diversas equipas e conseguir responder às necessidades do mercado, tanto nacional como internacional.

 

«Iniciámos o ano com a contratação de novos colaboradores que serão distribuídos por diversas equipas técnicas, fruto tanto do crescimento que temos tido, como pelos projetos adjudicados», afirmou Patrícia Maia, diretora de Projectos Internacionais e Talent manager da Arquiconsult.

A empresa começa assim o novo ano com um total de 260 elementos e pretende continuar a crescer. Contudo, numa altura em que o teletrabalho é a regra e as equipas estão inevitavelmente afastadas, o «on boarding» teve que sofrer alguns ajustes.

Como explica Patrícia Maia, «foi necessário abdicar de algumas práticas, como dinâmicas de grupo e entrevistas presenciais. Actualmente fazemos o recrutamento remotamente, pedimos sempre a câmara activa e reformulamos a forma de confirmar as competências. Na maioria das vezes, há mais que uma entrevista com o candidato e com interlocutores diferentes da parte da Arquiconsult.»

Para a directora, um dos maiores desafios das equipas foi o de conseguirem transmitir a cultura e a filosofia da empresa, à distância. Para tal foram criadas diversas dinâmicas e algumas experiências. «A informação e a disponibilidade são essenciais para criar canais activos de comunicação entre administração e colaboradores, pois isso gera envolvimento de todos na organização. Fomentar momentos de partilha, formação e reuniões de equipa, são pontos-chave nesta fase. Por exemplo, a partilha da entrada de novos projectos com toda a empresa, é uma ação que mobiliza a empresa, pois todos têm a percepção do nosso crescimento e isso é fruto do trabalho de equipa. Outro exemplo é a criação de newsletters regulares onde partilhamos os feitos das equipas, sejam estes, novos clientes, actividades lúdicas, acções de responsabilidade social, novas ações de formação ou outras», explicou Patrícia Maia.

A Arquiconsult fechou o ano de 2020 com um crescimento de 11,8%, tendo alcançado um volume de facturação de 14,2 milhões de euros.

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