Ser pago para estar dentro de uma banheira? A Agência Espacial Europeia está à procura de voluntários

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla original) está à procura de voluntários que aceitem fazer parte de um estudo. Em troca, são pagos para ficar dentro de uma banheira. Saiba se preenche os requisitos. 

 

A experiência tem a duração de cinco dias e destina-se apenas a mulheres. Segundo o jornal “Mirror”, a ESA procura 20 voluntárias para um «banho de imersão a seco», que coloca menos pressão sobre o corpo e faz com que flutuem. O objectivo é estudar os efeitos da ausência de peso no corpo humano.

«Os banhos de imersão a seco colocam menos pressão sobre o corpo dos participantes uma vez que estes ficam apoiados na banheira, uma condição que imita a experiência dos astronautas flutuantes na Estação Espacial Internacional», explicou a entidade. Nesta primeira experiência, acrescentou, «vamos recolher dados para entender melhor o modelo de imersão a seco e como as mulheres reagem, por forma a avaliar esses estudos para investigações mais exaustivas no futuro».

As participantes serão sujeitas a testes e exames. «Este tipo de estudo não beneficia apenas os cientistas, mas também vão ter implicações junto das pessoas que ficam acamadas por longos períodos de tempo.»

Não se sabe, para já, quanto dinheiro é que a agência está a oferecer em troca, mas o jornal britânico adianta que poderá tratar-se de uma quantia considerável.

No passado, a ESA realizou vários estudos semelhanets em Toulouse, França, em Colónia, na Alemanha, e em Planica, na Eslóvenia.

Ler Mais