Serão estes os dois perfis mais procurados do sector dos seguros este ano
A Michael Page, consultora de recrutamento especializado, anunciou os perfis mais procurados pelas empresas em Portugal na área dos seguros. Num cenário de pandemia, as profissões ligadas aos seguros destacam-se pelas necessidades impostas pelo momento turbulento, em que a gestão do risco e da incerteza é muito elevada.
Tendo sido uma área de destaque em 2020, o mercado de seguros promete manter o dinamismo em 2021, com destaque para as funções de PMO Insurance e de Actuário Pricing. Estas profissões são actualmente as mais procuradas pelos empregadores, de acordo com a análise efectuada pelos consultores de recrutamento da Michael Page, através de observações de mercado e tendências de contratações das empresas para este ano.
Responsável pela gestão de projectos variados, desde eficiências, melhoria, transformação e tecnológicos, a função de PMO Insurance exige um perfil com experiência em consultoras, de preferência numa das Big 4, ou em ambiente segurador. A estes requisitos, acresce a capacidade analítica, fortes competências de resolução de problemas e experiência em entender o desempenho e funcionamento das empresas. Um profissional nesta função, pode auferir uma remuneração bruta anual a partir de 40 mil euros.
De acordo com a Michael Page, a procura de profissionais para a função de Actuário Pricing, também se faz sentir em Portugal. Conhecido como o “matemático dos seguros”, os candidatos são valorizados por terem licenciatura em matemática, economia ou gestão, experiência no sector segurador, preferencialmente na área actuarial e conhecimentos das ferramentas
Do conjunto de responsabilidades dos Actuários na área de Pricing, destacam-se a análise crítica, preparação e submissão dos mapas de reporte quantitativo, preparação de dados e suporte ao nível de tarifação, suporte na realização do exercício de avaliação interna do risco e da solvência das entidades, assim como a manutenção dos manuais de procedimentos e acompanhamento da regulamentação. A formação permanente com padrões internacionais claros, são também requisitos para o desempenho desta função.
A procura por estes profissionais que gerem o risco e a incerteza e a pouca oferta qualificada que existe no mercado, colocam a remuneração do Actuário Pricing acima de 30 mil euros brutos anuais.