![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/01/progressao-na-carreira.jpg)
Fundação José Neves investiu mais de 320 mil euros no pagamento de bolsas para desempregados
Cinco meses após o lançamento público, foram mais de 600 os portugueses que já se candidataram às bolsas reembolsáveis ISA FJN. No total, a Fundação José Neves investiu mais de 320 mil euros no pagamento das propinas dos 45 candidatos aprovados. Quatro alunos já concluíram a sua formação e um deles já conseguiu emprego na área da formação realizada.
«Vemos com muito agrado que os primeiros alunos estejam a concluir a sua formação e que o mercado de trabalho comece a incorporar nos seus quadros os estudantes apoiados pelo programa ISA da Fundação José Neves. Isto demonstra o alinhamento com as necessidades do mercado e que a educação ao longo da vida é de extrema importância para a atualização de competências e criação de mais e novas oportunidades nas carreiras profissionais. Em 2021 queremos chegar a mais portugueses, tendo como objectivo chegar pelo menos aos 2,5 milhões de euros de investimento em propinas», refere Carlos Oliveira, presidente Executivo da Fundação José Neves.
Os candidatos aprovados encontram-se entre os 18 e os 51 anos e a maior representatividade está na faixa etária dos 25-34. Até ao momento, 63% das candidaturas aprovadas são de alunos do sexo masculino e 73% têm idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos (13% têm entre os 15 e os 24 anos e 12% entre os 44 e os 54 anos).
Outro dado relevante prende-se com o facto de a maioria dos candidatos terem já formação superior. No que diz respeito às instituições de ensino parceiras da Fundação que geraram até ao momento mais candidaturas aos ISA FJN, destacam-se a Porto Business School, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Academia de Código.
Até ao final do próximo ano, a FJN vai disponibilizar cinco milhões de euros para apoiar os portugueses no acesso à Educação.
São já 131 os cursos elegíveis e 26 as instituições parceiras do ISA FJN, entre universidades, institutos politécnicos e diversas escolas de formação prática e intensiva. Os interessados podem submeter a sua candidatura aqui.
O ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis, baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement) e tem como objectivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina.
Dirigido aos estudantes e também a todos aqueles que já estão no mercado de trabalho, o ISA FJN vai facilitar o acesso dos portugueses a cursos e formações onde existe uma grande necessidade de talento. O estudante só reembolsará este apoio à Fundação quando e se atingir as condições previamente definidas.