Retenção de talento é prioridade nas empresas

Quidgest recruta jovens talentos A conclusão é do Barómetro Global de RH 2013 da Michael Page, que sondou mais de duas centenas de responsáveis de Recursos Humanos em Portugal.

O Barómetro Global de RH 2013 conduzido pela Michael Page, que inquiriu a nível nacional 235 líderes de RH entre Setembro e Novembro de 2012, mostra que apesar de 62% das empresas inquiridas terem declarado que planeiam recrutar em 2013 – face a 86% a nível global – o foco está, num contexto de contracção económica e de prudência orçamental, na retenção de talento nas organizações.

O barómetro revela que 86% das empresas em Portugal está a ponderar a implementação de medidas para reter colaboradores. E o destaque vai para a formação e desenvolvimento, com 59% dos líderes inquiridos a declarar que planeiam apostar em  medidas de retenção nesta linha.

Também apontada como importante nos planos de retenção de colaboradores está a promoção do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com 49% dos líderes de RH a ponderar a aplicação de medidas como «a compensação de horas extra com tempo livre (49%); os programas de saúde e fitness (37%) o e trabalho a partir de casa ( 26%)», revela o Barómetro.

O Barómetro revela ainda que 37% dos inquiridos planeia recorrer ao aumento das compensações financeiras para motivar os seus trabalhadores em 2013. Uma percentagem menor face às restantes medidas de retenção, algo não tão surpreendente numa época em que, «a capacidade de as organizações recorrerem a bónus é bastante limitada». «A solução», dizem, «passa por encontrar alternativas que permitam premiar os colaboradores, sem que isso implique um aumento exponencial dos gastos».

O estudo foi apresentado num pequeno-almoço corporativo que contou com a presença de responsáveis pela área de Recursos Humanos de empresas nacionais e multinacionais. Representantes da Michael Page – Álvaro Fernández, director-geral; Lourenço Cumbre, manager Banking & Finance; e Vasco Salgueiro, manager da área de Finance e Tax & Legal – também estiveram presentes no evento.

Ler Mais