Mobilidade na Carreira – Prémios Human Resources 2021
Qual a empresa que tem as melhores políticas e práticas para a Mobilidade na carreira dos seus colaboradores, promovendo a transição entre funções, experiências e localização de posto de trabalho?
Pitch dos finalistas
EDP
A mobilidade, definitiva e de curto prazo, sempre foi para o Grupo EDP uma ferramenta poderosa de desenvolvimento de competências, aumentando a amplitude dos perfis dos nossos colaboradores. Este posicionamento leva a que, por ano, cerca de 10% das nossas pessoas se movimentem dentro da companhia. Paralelamente, estimulamos outras dimensões críticas para o negócio, como a colaboração à escala global e o fortalecimento de redes formais e informais. Como fonte de motivação e crescimento, e através de plataformas internas de divulgação de oportunidades, a mobilidade abre assim o mundo às escolhas e percursos dos nossos colaboradores.
Fidelidade
À data, ainda não foi enviada informação
Jerónimo Martins
À data, ainda não foi enviada informação
McDonald’s
A mobilidade e as oportunidades de carreira são uma realidade na McDonald’s e são valorizadas e reconhecidas por quem trabalha connosco, fazendo da marca uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal.
Exemplo disso, são os mais de 90% dos gerentes que começaram a sua carreira como funcionários nos restaurantes e os cerca de 50% dos colaboradores da sede da McDonald’s em Portugal que iniciaram a sua carreira nos restaurantes e ocupam hoje lugares de destaque em várias áreas da empresa, quer em Portugal quer no estrangeiro.
Acreditamos que trabalhar na McDonald’s possibilita o desenvolvimento de competências profissionais e interpessoais, com uma “formação para a vida”, que prepara os colaboradores para uma carreira dentro ou fora da empresa.
Microsoft
O plano de desenvolvimento do colaborador é realizado dentro do âmbito da sua função, mas também no que poderá ser a sua evolução futura. O “Próximo Passo” na carreira está sempre presente no plano de desenvolvimento do colaborador, acompanhamento informal dos mentores e nas avaliações formais com os managers. Esta evolução é independente do background da pessoa: apostamos em pessoas que aprendem tudo e não nas que sabem tudo. As oportunidades de mobilidade são também elas geográficas: há possibilidade de trabalhar em Portugal, fora de Portugal ou de Portugal para o Mundo. No MS Internal Career Site apresentam-se todas as oportunidades existentes permitindo rapidez e transparência na divulgação de oportunidades e progressão na carreira.
Moneris
A Moneris tem na sua equipa um conjunto de profissionais especializados e uma base tecnológica que os diferencia. Investimos na gestão integrada do nosso talento, procurando atrair, desenvolver e reter perfis diversos e diferenciadores. Adicionalmente, a nossa dimensão e diversidade geográfica favorecem as oportunidades de mobilidade na carreira.
Desenvolvemos na nossa estrutura dois modelos de carreira igualmente nobres e atrativos – a carreira de especialidade e a carreira de gestão. O crescimento por mérito dos nossos colaboradores é sustentado por um robusto plano de formação e envolvimento nos Comités Técnicos, Colégios de Especialidade e Grupos de Trabalho, cujo compromisso em produzir e partilhar informação é um dos pilares da Moneris.
Unilever
A mobilidade na carreira é um dos pilares da gestão de talento da nossa organização. Privilegiamos o recrutamento interno e o desenvolvimento contínuo, desde o Programa de Trainees que promove rotações por diversas funções, até às oportunidades mid-career de mobilidade local e internacional, entre áreas funcionais, categorias de produto, marcas e canais.
Acreditamos que Propósito e Agilidade serão os potenciadores de talento no futuro. Por isso, temos investido em ferramentas como o Career Future Fit Plan (plano holístico que parte do propósito individual e acelera o desenvolvimento) e as Flex Experiences (plataforma de projetos internacionais em equipas agile) que promove novos formatos de mobilidade, antevendo modelos de trabalho futuros.