Líderes portugueses são muito exigentes e pouco tolerantes

Estudo sobre liderança da Capgemini e do MIT considerado um dos melhores da décadaO barómetro realizado pela Porto Business School e pela Leaders2Be mostra que os líderes portugueses são muito exigentes com os resultados, mas também pouco tolerantes com erros alheios.

O Barómetro sobre Liderança e Engagement da Porto Business School e da Leaders2Be, apresentado na passada quarta-feira na escola de negócios, mostra que o líder português é capaz de delegar e orientar, mas é pouco tolerante com os erros dos outros, tendo tendência procurar o protagonismo.

O estudo, conduzido entre Abril e Junho de 2012 e relativo a todos os sectores, acrescenta que o comportamento de um líder influencia a motivação das equipas em 30%, ao passo que características como humildade e autenticidade em cargos superiores aumentam a motivação dos colaboradores em 70%.

«Mais do que os prémios financeiros, o que leva as pessoas a envolverem-se de forma plena e entusiasta com o seu trabalho e projectos está relacionado com o vínculo estabelecido entre si e o seu líder. O colaborador procura um líder que o motive, entusiasme, que acredite em si e no seu potencial e o desafie a ir sempre mais além. Hoje, mais do que nunca, o estilo de liderança pode fazer toda a diferença, no que leva as pessoas a viverem com entusiasmo o seu projecto profissional tornando-se assim mais produtivos», considera a responsável pelo estudo, Cândida Santos, da Porto Business School.