Está a pensar despedir-se? Não o faça antes de ponderar estes aspectos

A pandemia levou muitas empresas a tomar decisões difíceis. Assim, não surpreende que muitos profissionais estejam a pensar despedir-se  em desistir antes de a decisão ser tomada pelas empresa. Mas será esta uma boa altura para mudar de emprego?

 

Faça uma avaliação realista da sua situação a qual o ajudará a pesar as suas opções com vista a uma decisão que lhe pareça a mais acertada. Para tal tenha em atenção estes aspectos:

  • Sente-se desvalorizado? Pode estar em uma situação em que é bom no que faz e sua empresa sabe isso, mas a recompensa é mais trabalho e sem valorização.

 

  • É super qualificado? Com as reorganizações e reduções de muitas empresas, corre o risco de receber uma oferta abaixo do seu emprego atual.

 

  • Atingiu o topo do salário. Está na mesma empresa e no mesmo emprego há vários anos, logo já alcançou o topo da tabela salarial. Este pode ser um bom motivo para sair.

 

  • Sente que precisa de um novo desafio? Se já fez tudo o que tinha para fazer dentro da empresa é natural que procure novos desafios na sua área.

 

  • O ambiente de trabalho desagrada-lhe? Existem situações no local de trabalho que considera desagradáveis e até mesmo tóxicas? Aquilo que o deixa inquieto pode ser perfeitamente adequado para outra pessoa, o que não significa que tenha de tolerar isso. Despedir-se devido a um ambiente de trabalho tóxico e desconfortável é totalmente razoável.

 

  • Parece que lhe estão a “sugar a alma”? Definitivamente, há algo errado se este for  um sentimento constante. Você adorava o trabalho no inicio, mas agora odeia acordar de manhã, estando desmotivado, desinteressado e indiferente.

 

  • Tem obrigações pessoais que dificultam o seu trabalho? As suas responsabilidades como pai/mãe podem ter mudado, os seus pais ou um ente querido podem precisar dos cuidados, e isso são boas razões para pensar em despedir-se e fazer uma mudança.

 

  • É importante para si alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional? A carga de trabalho e as horas necessárias para realizá-lo excederam o seu limite e impedem que cumpra todas as suas outras obrigações.

 

Ler Mais