Sabe como surgiu a Netflix? Começou com um «isso nunca vai resultar»

Nem sempre as vidas de Marc Randolph e Reed Hastings, fundadores da Netflix, foram tão simples. Em 2000 atravessavam um dos seus piores momentos profissionais, a empresa de aluguer de DVD por correio em que tinham investido todas as suas economias, esforços e dois anos de trabalho estava prestes a ruir. Foi então que tomaram uma medida desesperada: propuseram a venda da empresa ao seu maior concorrente, a Blockbuster, por 50 milhões de dólares. A resposta que receberam foi directa: «Ponham-se a andar.» Hoje, a Netflix está avaliada em quase de 200 mil milhões de euros.

 

Mais do que a crónica de uma das empresas mais emblemáticas do mundo, no livro «Isso nunca vai resultar» estão as respostas a algumas das perguntas fundamentais sobre dar o salto de fé, seja nos negócios ou na vida: Por onde começar? Como lidar com os reveses? Como lidar com o sucesso? O que é realmente o sucesso?

Da ideia à formação de uma equipa e a saber quando é o momento de passar o testemunho e partir para outras aventuras, esta obra «é mais do que uma parábola sobre sonhos. É uma das histórias mais perspicazes do nosso tempo».

Marc Randolph, co- fundador e primeiro CEO da Netflix, referiu «acordamos uma manhã com uma excelente ideia que vai mudar o mundo! Mal podemos esperar por descer as escadas e contá-la à nossa mulher ou ao nosso marido. Por explicá‑la aos nossos filhos. Por falar nela ao nosso professor. Ou por entrar de rompante no gabinete do nosso chefe e apresentar-lhe tudo, tintim por tintim. O que dizem todas essas pessoas? Isso nunca vai resultar. (…) A única maneira real de descobrirem se a vossa ideia é boa é pondo‑a em prática. Irão aprender mais durante uma hora a fazer o que quer que seja do que durante uma vida inteira a pensar no assunto. Portanto, tomem essa medida. Criem alguma coisa, façam alguma coisa, testem alguma coisa, vendam alguma coisa. Descubram, por vocês mesmos, se a vossa ideia é boa. (…) O que acontece se, depois de dezenas de tentativas — ou até de centenas de tentativas —, continuarem sem conseguir que o vosso sonho se torne em algo próximo de uma realidade? Têm de aprender a adorar o problema e não a solução. É assim que conseguem manter‑se empenhados quando as coisas demorarem mais do que esperavam. E, acreditem no que vos digo, vão demorar. Se leram o livro até aqui, já devem ter constatado que o processo de tornar um sonho realidade descreve um arco dramático — não é rápido e não é fácil, há obstáculos e problemas pelo caminho.»