![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2013/02/2coffe_edit.jpg)
Trabalhar fora do escritório já é comum?
Metade da força de trabalho do mundo está a desfrutar produtivamente de um regime de trabalho flexível, revela o Inquérito sobre Indicadores Económicos Globais de 2013 da Regus.
«Os profissionais que são reféns da secretária no escritório serão, em breve, uma minoria», considera o estudo, que inquiriu cerca de 26 000 gestores em 90 países. Uma das conclusões é de que 48% trabalha de forma remota, pelo menos durante metade da sua semana laboral. «Em Portugal, mais de metade dos executivos trabalha de forma flexível durante, pelo menos, metade da semana (51%)», acrescenta o inquérito da empresa fornecedora de locais de trabalho flexíveis.
Já 44% dos inquiridos em Portugal – e 55% a nível global – disse «acreditar que a gestão eficaz de colaboradores remotos é perfeitamente possível e que uma parte significativa das empresas está a ser cada vez mais rigorosa na gestão do seu pessoal remoto», indica o estudo.
O inquérito mostra ainda que «46% das empresas em Portugal (superior aos 37% globais) usa sistemas de relatórios específicos que monitorizam a eficiência, ao passo que 54% dos gestores remotos usa videochamadas para comunicar com as suas equipas (43% a nível global)».