Estas dicas vão ajudar as organizações a recrutar de forma eficaz para terem sucesso no pós-pandemia
A ruptura causada pela pandemia deixou muitas empresas a lutar para recrutar, reter e envolver os colaboradores e equipas necessários para ter sucesso na nova economia.
Ter as pessoas certas nas funções certas é fundamental para reconstruir e renovar o desempenho dos negócios com confiança. Contratar e reter as pessoas certas sempre foi um processo difícil, caro e arriscado, e fazer isso em num mundo que está a recuperar gradualmente da crise é ainda mais difícil.
Recrutar rápida e remotamente, onboarding e integrar novos membros da equipa em estruturas estabelecidas, enquanto continua a motivar e envolver a equipa existente à medida que suas funções evoluem, são os principais desafios para as empresas em todo o mundo.
Tendo isto em mente, o blog Thomas partilhou como desenvolver um processo de recrutamento eficaz para ter sucesso no pós-pandemia.
1. Defina a função vaga claramente
As organizações devem identificar as necessidades do negócio antes de preparar uma descrição de cargo. Isso levará a candidatos mais adequados, tomadas de decisão mais objectivas e contratações de longo prazo. Uma descrição de cargo bem escrita dá aos candidatos parâmetros claros e identifica explicitamente as expectativas da função em questão.
2. Atraia os candidatos certos
Num mercado competitivo, é especialmente importante mostrar sua marca de empregador através de uma variedade de plataformas de recrutamento online. Certifique-se de usar palavras-chave para atrair candidatos relevantes e lembre-se de que a facilidade de uso da sua aplicação é fundamental. De acordo com a Glassdoor, uma em cada quatro pessoas não se candidata a um emprego se o site de uma empresa não for optimizado para telemóvel.
Da mesma forma, a presença da sua empresa nas redes sociais pode ser a diferença entre garantir o candidato certo e vê-lo ir para um concorrente. Plataformas como o Glassdoor fornecem uma oportunidade poderosa de promover a sua empresa para candidatos que podem não conhecer.
3. Avalie e seleccione de forma eficaz
É importante avaliar as competências e traços de personalidade dos candidatos no contexto da função. As avaliações psicométricas podem mudar o jogo, porque oferecem percepções objectivas sobre os padrões de comportamento dos candidatos, ajudando a tomar decisões de contratação com confiança.
4. Faça uma oferta rapidamente
Depois de identificar o candidato certo, faça uma oferta o mais rápido possível. A Rede MRI descobriu que 47% das ofertas recusadas se deviam a candidatos que recebiam ofertas de trabalho alternativas.
A tecnologia de recrutamento pode tornar o processo de contratação rápido, fácil e agradável para os seus candidatos, que agora podem se inscrever para vagas por smartphone, fazer avaliações interactivas e agendar entrevistas online. Certifique-se de passar pelo processo o mais rápido possível internamente para que os candidatos ideais não sejam escolhidos por outro empregador.